Competência Digital Docente no Ensino Superior em Frameworks

Scoping Review

Autores

  • Douglas Bressan Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmico) em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Londrina, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7087-4278
  • Cassio Santos UIDEF, Instituto de Educacão, Universidade de Lisboa, Portugal (https://doi.org/10.54499/UIDB/04107/2020) https://orcid.org/0000-0002-1402-2978
  • Samira Fayez Kfouri da Silva Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmico) em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Londrina, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0298-1565

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.41209

Palavras-chave:

competências digitais docentes, frameworks de avaliação, ensino superior, scoping review

Resumo

A competência digital docente (CDD) tem se tornado um elemento central no ensino superior, impulsionada pela transformação digital na educação e pela necessidade de práticas pedagógicas inovadoras. Este estudo realiza uma Scoping Review, com base em 23 artigos científicos (2019-2024), seguindo o protocolo PRISMA para mapear e analisar os principais frameworks utilizados na avaliação da CDD no ensino superior. Os resultados indicam que o DigCompEdu é o modelo mais predominante (16 estudos), seguido pelo MCCDD do INTEF (3 estudos) e TPACK (2 estudos), evidenciando a influência de referenciais europeus, mas também a adaptação a contextos regionais, como o China’s TDL e o HeDiCom. A análise revela que a Espanha concentra o maior número de publicações (11 estudos), refletindo seu alinhamento com as políticas educacionais digitais da União Europeia. Além disso, destaca-se o impacto da pandemia de COVID-19 no aumento da relevância desses frameworks, especialmente em áreas como avaliação digital e ensino híbrido. Entre os desafios identificados estão a adaptação cultural, a implementação prática e o engajamento docente em programas de formação. Desse modo, os frameworks são essenciais para orientar o desenvolvimento da CDD, mas exigem suporte institucional e personalização para atender às demandas locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Douglas Bressan, Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmico) em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Londrina, Brasil

Doutorando e mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras UNOPAR Anhanguera, com estágio de doutoramento intercalar em Educação, especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Bolsista CAPES, possui graduação em Letras (Português, Inglês e Literaturas), Informática e Pedagogia. Atua como professor universitário e da educação básica, com foco em Linguagens e Tecnologias educacionais. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0524205756895237.

Cassio Santos, UIDEF, Instituto de Educacão, Universidade de Lisboa, Portugal (https://doi.org/10.54499/UIDB/04107/2020)

Possui doutorado europeu em Educação na especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, ambos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e pós-doutorando em Competências Digitais na Universidade de Sevilha. Atua no mestrado em Educação e Tecnologias Digitais e integra o Grupo de Investigação em Tecnologias Educacionais (GPTEd), com participação em projetos financiados pelo CNPq, CAPES e Comissão Europeia. Currículo oficial: https://www.cienciavitae.pt/pt/0713-5D28-F139.

Samira Fayez Kfouri da Silva, Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmico) em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Londrina, Brasil

Doutora em Comunicação Social pela UMESP e mestre em Educação pela UNESP/Marília. Coordena e leciona no Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (PPGEns/UNOPAR). Atua nas áreas de currículo e sistemas híbridos no ensino superior, políticas educacionais, formação de professores e uso de tecnologias para o ensino. É graduada em Pedagogia, com especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela FAFICOP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1062104500601310.

Referências

Ajzen, I. (1991). The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179-211. https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T

Alonso-García, S., Victoria-Maldonado, J.-J., Martínez-Domingo, J.-A., & Berral-Ortiz, B. (2024). Analysis of self-perceived digital competences in future educators: A study at the University of Granada. Educational Technology Review, 42(3), 101-115. https://doi.org/10.3926/jotse.2521

Alvarez-Flores, E. P. (2021). Uso crítico y seguro de tecnologías digitales de profesores universitarios. Journal of Digital Literacy, 8(1), 34-50. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062021000100033

Álvarez Ramos, E. Á., & Trovato, G. (2024). La competencia digital docente del profesorado universitario de lenguas y literaturas extranjeras. Estudio comparativo España-Italia. Lenguaje Y Textos, 58, 33-49. https://doi.org/10.4995/lyt.2024.20819

Barroso-Osuna, J. M., Cabero-Almenara, J., & Moreno-Fernández, A. M. (2016). La utilización de objetos de aprendizaje en realidad aumentada en la enseñanza de la medicina. Innoeduca. International Journal of Technology and Educational Innovation, 2(2), 77-83. https://doi.org/10.20548/innoeduca.2016.v2i2.2028

Basantes-Andrade, A., Cabezas-González, M., Casillas-Martín, S., Naranjo-Toro, M., & Benavides-Piedra, A. (2022). NANO-MOOCs to train university professors in digital competences. Heliyon, 8(6), e09456. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e09456

Bilbao-Aiastui, E., Arruti-Gómez, A. A., & Carballedo-Morillo, R. C. (2023). The definition of a self-reflection tool named Aurora for the assessment of university professors’ digital competence. Digital Education Review, 44, 24-32. https://doi.org/10.1344/der.2023.44.24-32

Cabero-Almenara, J., Guillén-Gámez, F. D., Ruiz-Palmero, J., & Palacios-Rodríguez, A. (2021). Digital competence of higher education professor according to DigCompEdu. Statistical research methods with ANOVA between fields of knowledge in different age ranges. Educ Inf Technol (Dordr), 26(4), 4691-4708. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10476-5

Candía López, J. C. (2023). Competencias digitales en la educación superior. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 7(29), 1548-1563. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i29.612

Carretero, S., Vuorikari, R., & Punie, Y. (2017). DigComp 2.1 - The Digital Competence Framework for Citizens with eight proficiency levels and examples of use. Publications Office. https://data.europa.eu/doi/10.2760/38842

Castañeda, L., Vanaclocha, N., Velasco, J. R., Ruiz, P., Hartillo, M. I., Pereira, E., & Ruiz, A. (2023). Marco de Competencia Digital Docente Universitario. Creación y validación. DIGCOMPEDU-FyA. http://hdl.handle.net/10201/136836

Cavassani, T. B., Andrade, J. J., & Marques, R. N. (2024). Integração das TDIC na formação de professores: Aproximações entre o modelo TPACK e a abordagem sociocultural. Educação & Realidade, 40, e41245. https://www.scielo.br/j/edur/a/T5qFK6LgGYQmcyDhJKM8Ytz/

Comissão Europeia. (2020). Comunicação COM/2020/624 final - Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027: Reconfigurar a educação e a formação para a era digital. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52020DC0624&from=EN

Conselho da União Europeia. (2018). Recomendação 2018/C189/01 - Sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Jornal Oficial Da União Europeia, L 189, 1-13. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32018H0604(01)

Cuartero, M., Prendes Espinosa, M. P., & Gutiérrez Porlán, I. (2019). Certificación de la competencia digital docente: Propuesta para el profesorado universitario. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(1). https://www.redalyc.org/journal/3314/331459398010/html/

Dias-Trindade, S., & Albuquerque, C. (2022). University teachers’ digital competence: A case study from Portugal. Social Sciences, 11(10), 481. https://doi.org/10.3390/socsci11100481

Dias-Trindade, S., & Espírito Santo, E. do. (2021). Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu. Práxis Educacional, 17(45), 100-116. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8336

Dias-Trindade, S., & Ferreira, A. G. (2020). Competências digitais docentes: o DigCompEdu CheckIn como processo de evolução da literacia para a fluência digital. Revista ICONO14, 18(2). https://icono14.net/ojs/index.php/icono14/article/view/1519/1704

Dou, J., & Zhao, X. (2024). Chinas Teacher Digital Literacy Framework and Development of an Evaluation System. In Proceedings of the 2023 International Conference on Information Education and Artificial Intelligence (ICIEAI '23) (pp. 588-593). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. https://doi.org/10.1145/3660043.3660148

Dudeney, G., & Hockly, N. (2016). Digital literacies: Research and resources in language teaching. Pearson.

Ertmer, P. A., & Ottenbreit-Leftwich, A. T. (2010). Teacher technology change: How knowledge, confidence, beliefs, and culture intersect. Journal of Research on Technology in Education, 42(3), 255-284. https://doi.org/10.1080/15391523.2010.10782551

Esteve-Mon, F. M., Llopis Nebot, M. Á., Cosentino, V. V., & Adell-Segura, J. (2020). Digital teaching competence of university teachers: A Systematic Review of the Literature. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 15(4), 399-406. https://doi.org/10.1109/RITA.2020.3033225

Feng, L., & Sumettikoon, P. (2024). An empirical analysis of EFL teachers’ digital literacy in Chinese higher education institutions. Int J Educ Technol High Educ, 21, 42. https://doi.org/10.1186/s41239-024-00474-1

Fernández-Batanero, J. M., Cabero-Almenara, J., Román-Graván, P., & Palacios-Rodríguez, A. (2022). Knowledge of university teachers on the use of digital resources to assist people with disabilities. The case of Spain. Educ Inf Technol, 27, 9015-9029. https://doi.org/10.1007/s10639-022-10965-1

Figueira, L. F., & Dorotea, N. (2022). Competência digital: DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educação & Formação, 7, e8332. https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332

Grosseck, G., Bran, R. A., & Țîru, L. G. (2024). Digital Assessment: A Survey of Romanian Higher Education Teachers’ Practices and Needs. Education Sciences, 14(1), 32. https://doi.org/10.3390/educsci14010032

Howard, S. K., Tondeur, J., Ma, J., & Yang, J. (2021). What to teach? Strategies for developing digital competency in preservice teacher training. Computers & Education, 165. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104149

Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y Formación del Profesorado [INTEF]. (2022). Marco de Referencia de la Competencia Digital Docente: Enero 2022. http://aprende.intef.es/mccdd

Janssen, J., Stoyanov, S., Ferrari, A., Punie, Y., Pannekeet, K., & Sloep, P. (2013). Experts' views on digital competence: Commonalities and differences. Computers & Education, 68, 473-481. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.06.008

JISC-UK. (2023). DigiLit (Digital Literacy Framework) – Framework for digital transformation in higher education. repository.jisc.ac.uk/9056/1/framework-for-digital-transformation-in-higher-education.pdf

Lima, D., Leite, R., Ciani, A., & Klüber, T. (2022). Diferentes revisões da literatura: A revisão de escopo. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, 6(1), iii-vii. https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.29193

Lohr, A., Stadler, M., Schultz-Pernice, F., Chernikova, O., Sailer, M., Fischer, F., & Sailer, M. (2021). On powerpointers, clickerers, and digital pros: Investigating the initiation of digital learning activities by teachers in higher education. Computers in Human Behavior, 119, 106715. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106715

Loureiro, A. C., Meirinhos, M., & Osório, A. J. (2020). Competência digital docente: linhas de orientação dos referenciais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 13(2), 163-181. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24401

Kampylis, P., Punie, Y., & Devine, J. (2015). Promoting Effective Digital-Age Learning: A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Publications Office of the European Union. https://doi.org/10.2791/54070

Mardiana, H. (2024). Perceived Impact of Lecturers’ Digital Literacy Skills in Higher Education Institutions. SAGE Open, 14(3). https://doi.org/10.1177/21582440241256937

Martín-Párraga, L., Llorente-Cejudo, C., & Barroso-Osuna, J. (2023). Self-Perception of Digital Competence in University Lecturers: A Comparative Study between Universities in Spain and Peru According to the DigCompEdu Model. Societies, 13(6), 142. https://doi.org/10.3390/soc13060142

Mattar, J., & Ramos, D. (2021). Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Edições 70.

Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054. https://doi.org/10.1111/j.1467-9620.2006.00684.x

Montenegro-Rueda, M., Luque-de la Rosa, A., Sarasola Sánchez-Serrano, J. L., & Fernández-Cerero, J. (2021). Assessment in Higher Education during the COVID-19 Pandemic: A Systematic Review. Sustainability, 13(19), 10509. https://doi.org/10.3390/su131910509

Moreira, J. A., Dias-Trindade, S., Knuppel, M. A., & Serra, I. (2024). Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores. Pedagogical Digcompedu Reloaded. Whitebooks. https://whitebooks.pt/loja/quadro-de-referencia-das-competencias-pedagogico-digitais-de-professores-pedagogical-digcompedu-reloaded/

Moreira, J. A., Nunes, C. S., & Casanova, D. (2023). Digital Competence of Higher Education Teachers at a Distance Learning University in Portugal. Computers, 12(9), 169. https://doi.org/10.3390/computers12090169

Muammar, S., Hashim, K. F. B., & Panthakkan, A. (2023). Evaluation of digital competence level among educators in UAE Higher Education Institutions using Digital Competence of Educators (DigComEdu) framework. Educ Inf Technol, 28, 2485-2508. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11296-x

Munn, Z., Peters, M. D. J., Stern, C., Tufanaru, C., McArthur, A., & Aromataris, E. (2018). Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medical Research Methodology, 18, 143. https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x

Núñez-Canal, M., de Obesso, M. M., & Pérez-Rivero, C. A. (2022). New challenges in higher education: A study of the digital competence of educators in Covid times. Technological Forecasting and Social Change, 174, 121270. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121270

Pacheco, R. C. S., Santos, N., & Wahrhaftig, R. (2020). Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade. Revista Nupem, 12(27), 94-128. https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.27.94-128

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M. et al. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Systematic Reviews, 10, 89. https://doi.org/10.1186/s13643-021-01626-4

Paré, G., & Kitsiou, S. (2017). Chapter 9: Methods for Literature Reviews. In F. Lau & C. Kuziemsky (Eds.), Handbook of eHealth Evaluation: An Evidence-based Approach [Internet]. University of Victoria. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK481583/

Paré, G., Trudel, M. C., Jaana, M., & Kitsiou, S. (2015). Synthesizing information systems knowledge: A typology of literature reviews. Information & Management, 52(2), 183-199. https://doi.org/10.1016/j.im.2014.08.008

Paz, D. P., Pontarolo, E., & Peloso, F. C. (2022). Competência digital docente: uma revisão de literatura. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 15, e39263. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39263

Pérez-Rivero, C. A., de Obesso, M. M., & Núñez-Canal, M. (2022). Digital competence among university professors: Analysis of the impact of the COVID crisis. Economic Research-Ekonomska Istraživanja, 36(3). https://doi.org/10.1080/1331677X.2022.2155859

Pettersson, F. (2018). On the issues of digital competence in educational contexts – a review of literature. Educ Inf Technol, 23, 1005-1021. https://doi.org/10.1007/s10639-017-9649-3

Rahimi, A. R., & Tafazoli, D. (2022). The role of university teachers' 21st-century digital competence in their attitudes toward ICT integration in higher education: Extending the theory of planned behavior. The JALT CALL Journal, 18(2), 238-263. https://doi.org/10.29140/jaltcall.v18n2.632

Redecker, C. (2017). European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Publications Office of the European Union. https://data.europa.eu/doi/10.2760/159770

Sánchez-Caballé, A., & Esteve-Mon, F. M. (2022). Digital teaching competence of university teachers: A comparative study at two European universities. Australasian Journal of Educational Technology, 38(3), 58-69. https://doi.org/10.14742/ajet.7408

Sánchez-Gómez, M. C., Hernández-Ramos, J. P., & Rodríguez-Sabiote, C. (2020). Teachers’ perception of the digital transformation of education: A case study in a Spanish university. Computers in Human Behavior, 103, 53-61. https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.08.014

Sailer, M., Schultz-Pernice, F., & Fischer, F. (2021). Contextual facilitators for learning activities involving technology in higher education: The C♭-model. Computers in Human Behavior, 121. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106794

Santos, A. (2017). Going Open – Policy Recommendations on Open Education in Europe (OpenEdu Policies) (Y. Punie & K. D. A. Scheller, Eds.). Publications Office of the European Union. https://data.europa.eu/doi/10.2760/111707

Santos, A. (2019). Practical guidelines on open education for academics: Modernising higher education via open educational practices (based on the OpenEdu Framework). Publications Office of the European Union. https://data.europa.eu/doi/10.2760/55923

Santos, C. (2023). Desenvolvimento do e-DigCompEdu: Quadro de referência das competências digitais docentes do ensino superior online. (Tese de Doutoramento). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal. http://hdl.handle.net/10451/58016

Santos, C., Pedro, N., Mattar, J., & Carrascal, S. (2023). Competências Digitais no Contexto Ibérico: Um Estudo de Evidências. Vivat Academia – Revista de Comunicación, 156, 40-65. https://doi.org/10.15178/va.2023.156.e1476

Selwyn, N. (2019). Should robots replace teachers? AI and the future of education. In A. W. Wiseman (Ed.), Annual review of comparative and international education 2018 (Vol. 36, pp. 211-225). Emerald Publishing Limited.

Silva, K. K. A., & Behar, P. A. (2019). Competências digitais na educação: Uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, 35, e209940. https://doi.org/10.1590/0102-4698209940

Stare, J., Klun, M., & Dečman, M. (2023). A case study on the development of digital competences of teachers at the University of Ljubljana. NISPAcee Journal of Public Administration and Policy, 16(1), 138-166. https://doi.org/10.2478/nispa-2023-0006

Tondeur, J., Howard, S., Van Zanten, M., Gorissen, P., Van der Neut, I., Uerz, D., & Kral. M. (2023). The HeDiCom framework: Higher Education teachers’ digital competencies for the future. Education Tech Research Dev, 71, 33-53. https://doi.org/10.1007/s11423-023-10193-5

Tondeur, J., Howard, S. K., van Braak, J., & Sang, G. (2017). ICT integration in the classroom: Challenging the potential of a school policy. Educational Technology Research and Development, 65(4), 987-1004. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2007.05.003

Torres Barzabal, L. M., Martínez Gimeno, A., Jaén Martínez, A., & Hermosilla Rodríguez, J. M. (2022). La percepción del profesorado de la Universidad Pablo de Olavide sobre su Competencia Digital Docente. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, 63, 35-64. https://doi.org/10.12795/pixelbit.91943

Voogt, J., Erstad, O., Dede, C., & Mishra, P. (2018). Challenges to learning and schooling in the digital networked world of the 21st century. Journal of Computer Assisted Learning, 34(5), 445-455. https://doi.org/10.1111/jcal.12207

Vuorikari, R., Punie, Y., Carretero, S., & van den Brande, L. (2016). DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens. Update Phase 1: The Conceptual Reference Model. Publications Office of the European Union. https://doi.org/10.2791/11517

Vuorikari, R., Kluzer, S., & Punie, Y. (2022). DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens – With new examples of knowledge, skills and attitudes. Publications Office of the European Union. https://data.europa.eu/doi/10.2760/115376

Zhao, Y., Llorente, A. M. P., & Gómez, M. C. S (2021). Digital competence in higher education research: A systematic literature review. Computers & Education, 168, https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104212

Downloads

Publicado

2025-06-30