Medindo a imagem afetiva segundo duas escalas diferentes. Comparação entre a escala tipo Likert ou de diferencial semântico
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij7(2)2016.30335Palavras-chave:
Pesquisa estruturada, Imagem dos destinos turísticos, Turismo acadêmico, Destino transfronteiriço, Modelo de imagem, SEMResumo
Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma comparação entre duas escalas de mensuração utilizadas para medir o mesmo constructo - a imagem afetiva dos destinos turísticos. Para alcançar este objetivo considerou-se necessário detalhar o funcionamento das escalas de Likert e de diferencial semântico; apresentar o modelo de mensuração do constructo da imagem afetiva com cada uma das escalas citadas; e analisar se as duas escalas podem ser utilizadas indistintamente num estudo da imagem afetiva. Após a revisão bibliográfica sobre a Imagem turística e as técnicas de mensuração utilizadas nas investigações, será apresentado um constructo e a maneira que as escalas foram utilizadas em dois trabalhos diferentes que mediram a mesma imagem afetiva. As pesquisas são de tipo survey com questões fechadas para medir a imagem. Para a escala de Likert, realizaram-se 1040 questionários e para a escala tipo diferencial semântico, realizaram-se 213. Conclui-se que qualquer uma das duas escalas pode ser utilizada na medida do construto da imagem afetiva, devido a que os testes estatísticos ratificaram o uso tanto de uma como de outra. De acordo com a literatura estudada, a imagem afetiva sempre foi medida com escala de diferencial semântico. No entanto, aportamos ao estudo da imagem dos destinos turísticos o uso da escala de Likert como modelo inovador para medir o seu componente afetivo.
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