Medindo a imagem afetiva segundo duas escalas diferentes. Comparação entre a escala tipo Likert ou de diferencial semântico

Autores

  • Jakson Renner Rodrigues Soares Universidade da Coruña
  • Aurelinda Barreto Lopes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Larissa Paola Macedo Castro Gabriel Universidade da Coruña
  • Carlos Eduardo Carvalho Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij7(2)2016.30335

Palavras-chave:

Pesquisa estruturada, Imagem dos destinos turísticos, Turismo acadêmico, Destino transfronteiriço, Modelo de imagem, SEM

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma comparação entre duas escalas de mensuração utilizadas para medir o mesmo constructo - a imagem afetiva dos destinos turísticos. Para alcançar este objetivo considerou-se necessário detalhar o funcionamento das escalas de Likert e de diferencial semântico; apresentar o modelo de mensuração do constructo da imagem afetiva com cada uma das escalas citadas; e analisar se as duas escalas podem ser utilizadas indistintamente num estudo da imagem afetiva. Após a revisão bibliográfica sobre a Imagem turística e as técnicas de mensuração utilizadas nas investigações, será apresentado um constructo e a maneira que as escalas foram utilizadas em dois trabalhos diferentes que mediram a mesma imagem afetiva. As pesquisas são de tipo survey com questões fechadas para medir a imagem. Para a escala de Likert, realizaram-se 1040 questionários e para a escala tipo diferencial semântico, realizaram-se 213. Conclui-se que qualquer uma das duas escalas pode ser utilizada na medida do construto da imagem afetiva, devido a que os testes estatísticos ratificaram o uso tanto de uma como de outra. De acordo com a literatura estudada, a imagem afetiva sempre foi medida com escala de diferencial semântico. No entanto, aportamos ao estudo da imagem dos destinos turísticos o uso da escala de Likert como modelo inovador para medir o seu componente afetivo.

Referências

Ahmed, Z. U. (1991). The influence of the components of a state’s tourist image on product positioning strategy. Tourism Management, 12(4), 331-340.

Andrade Suárez, M. J. (2010). Modelo para la identificación de la imagen del turismo rural: Técnica estructurada y no estructurada. Revista de Análisis Turístico, España, 9, 74-93.

Andrade Suárez, M. J. (2012a). Los factores personales como variables determinantes en la formación de la imagen del destino. Especial referencia a las motivaciones turísticas. Revista Teoría y Praxis, México, 8(11), 10-39.

Andrade Suárez, M. J. (2012b). El uso de internet como fuente de información turística: Propuesta metodológica para el análisis de su importancia en la creación de la imagen del destino. Papers de Turisme, 52, 44-62.

Baloglu, S. & Mccleary, K. W. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897.

Beerli, A. & Martín, J. D. (2004). Tourists’ characteristics and the perceived image of tourist destinations: a quantitative analysis – a case study of Lanzarote, Spain. Tourism Management, 25, 623-636.

Bigné, J. E., Sánchez, M. I. & Sánchez, J. (2001). Tourism image, evaluation variables and after purchase behaviour: inter-relationship. Tourism Management, 22, 607-616.

Byrne, B. M. (2009). Structural equation modeling with AMOS. Basic concepts, applications, and programming (2 ed.). New York: Routledge.

Carrillo, I. M. & Fabeiro, C. P. (2009). La investigación sobre la identificación de los recursos histórico-turístico del proyecto estratégico del centro de la ciudad de Colima: una experiencia de colaboración. Pasos Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 7(2), 239-253.

Carvalho, C. E. (2011). Relacionamento entre ambiente organizacional, capacidades, orientação estratégica e desempenho: Um estudo no setor hoteleiro brasileiro. 2011. 210p. Tese (Doutorado em administração e turismo). Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu.

Carvalho, P. D. C. (2009). A imagem de um destino turístico cultural: O caso do Alto Douro vinhateiro, Patrimonio da Humanidade. 2009. 139f. Disertación (Mestrado en Ciencias empresariais). Universidade Fernando Pessoa, Porto.

Chagas, M. M. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, 10(3), 435-455.

Chagas, M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: Uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127.

Chen, H. J., Chen, P. J. & Okumos, F. (2013). The relationship between travel constraints and destination image: A case study of Brunei, Tourism Management, 35, 198-208.

Chen, P. J. & Kerstetter, D. L. (1999). International students’ image of rural Pennsylvania as a travel destination. Journal of Travel Research, 37, 256-266.

Chen, C. F. & Phou, S. (2013). A closer look at destination: Image, personality, relationship and loyalty. Tourism Management, 36, 269-278.

Chen, J. S. & Uysal, M. (2002). Market positioning analysis - A hybrid approach. Annals of Tourism Research, 29(4), 987–1003.

Chew, E. Y. T. & Jahari, S. A. (2014). Destination image as a mediator between perceived risks and revisit intention: A case of post-disaster Japan. Tourism Management, 40, 382-393.

Crompton, J. (1979). An assessment of the image of Mexico as a vacation destination and the influence of geographical location upon that image. Journal of Travel Research, 17-18, 18–23.

Cruz, M. E. G. (2011). Estimación de los modelos de ecuaciones estructurales, del índice mexicano de la satisfacción del usuario de programas sociales mexicanos, con la metodología de mínimos cuadrados parciales. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Qualidade) - Faculdade de Engenharia, México-DF.

Echtner, C. M. & Ritchie, J. R. B. (1991). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 2(2), 2-12.

Fakeye, P. C. & Crompton, J. L. (1991). Image differences between prospective, first-time, and repeat visitors to the Lower Rio Grande Valley. Journal of Travel Research, 30(2), 10-16.

Gabriel, L. P. M. C. (2010). Comercialización turística e imagen proyectada de las ciudades patrimonio de la humanidad de España. 2010. 115f. Disertación (Mestrado en Dirección e Planificación do Turismo) – Facultade de Socioloxía, Universidade da Coruña, A Coruña.

Gallarza, M. G., Gil, S. I. & Calderón, G. H. (2002). Destination image towards a conceptual framework. Annals of Tourism Research, 29(1), 56-78.

Gartner, W. C. (1993). Image formation process. Journal of Travel & Tourism Marketing, 2, 191-215.

Gosling, M., Coelho, M. F. & Resende, M. P. D. L. (2014). Qualidade percebida e intenções comportamentais de visitantes em museus: Uma proposta de modelo. Turismo: Visão e Ação (Online), 16, 656-869.

Hair Jr., J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L. & Black, W. C. (2005). Análise multivariada de dados (5ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Henseler, J., Ringle, C. M. & Sinkovics, R. R. (2009). The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing, 20, 277-319.

Herrera, A. A., Arroyo, J. C. & Charolet, R. V. (2014). Efectos de los emplazamientos de marca real y enmascarada en el comportamiento del consumidor: un experimento exploratorio. Estudios Gerenciales, 30, 327–335.

Hunt, J. D. (1975). Image as a factor in tourism development. Journal of Travel Research, 13, 1-7.

Jenkins, O. H. (1999). Understanding and measuring tourist destination images. International Journal of Tourism Research, 1, 1-15.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archive of Psichology, 22, 5-55.

Machado, D. F. C. (2010). A imagem do destino turístico, na percepção dos atores do trade turístico. Um estudo na cidade histórica de diamantina. 2010. Disertación (Mestrado en Administración) – Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Marques, C. P. (2011). Mapping Affective Image Of Destinations, ALGARVE. In International Conference on Tourism & Management Studies, 2, Algarve. Anais Algarve: UAlg, 2011, p. 1040-1043.

Oliveira, I. C. & Harb, A. G. (2012). A imagem do destino turístico e a influência na tomada de decisão do visitante, In: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 15, 2012, São Paulo. Anais. São Paulo: FGV, 2012, p.1-14.

Pereira, C. A. A. (1986) O diferencial semântico: uma técnica de medida nas ciências humanas e sociais. São Paulo: Ática.

Phelps, A. (1986). Holiday destination image - The problems of assessment: An example developed in Menorca. Tourism Management, 7(3), 168–180.

Ringle, C. M., Silva, D. & Bildo, D. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do Smartpls. REMark – Revista Brasileira de Marketing, Edição Especial 13(2).

Rodríguez Del Bosque, I. R. & San Martín, H. (2008). Tourist satisfaction: A cognitive-affective model. Annals of Tourism Research, 35(2), 551–573.

Royo-Vela, M. & Serarols-Tarrés (2005). El turismo rural-cultural: Un modelo de gestión del marketing turístico a nivel local basado en la medida de la imagen del destino. Cuadernos de turismo, 16, 197-222.

Royo-Vela, M. (2006). Desarrollo de una escala de medida de la imagen de los destinos turísticos culturales-rurales. Girona: Publicacions de la UdG.

Royo-Vela, M. (2009). Rural-cultural excursion conceptualization: A local tourism marketing management model based on tourist destination image measurement. Tourism Management, 30, 419-428.

Russell, J. A. (1980). A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, 39(6), 1161–1178.

Ryan, C. & Garland, R. (1999). The use of a speciÞc non-response option on Likert-type scales. Tourism Management, 20, 107-113.

San Blas, S. (2008). Imagen global e intenciones futuras de comportamiento del turista de segunda residencia. Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, 17(4), 95-114.

San Martin, H. (2005). Estudio de la imagen de destino turístico y el proceso global de satisfacción: Adopción de un enfoque integrador. 2005. 374f. Tese (Doctorado en Administración de Empresas). Universidad de Cantabria, Santander.

San Martín, H., Rodríguez Del Bosque, I. A. & Vázquez Casielles, R. (2006). Análisis de la imagen en turismo mediante técnicas estructuradas e no estructuradas: Implicaciones competitivas para los destinos turísticos. Revista Asturiana de Economía, 35, 69-91.

Sanz, S. (2008). Imagen global e intenciones futuras de comportamiento del turista de segunda residencia. Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, 17(4), 95-114.

Siqueira, C. F., Manosso, F. C. & Massukado-Nakatani, M. S. (2014). O destino turístico representado por fotografias: Analisando a caracterização de imagens. TURyDES, 7(16), 1-15.

Soares, J. R. R. (2015). Relação entre imagem turística construída e lealdade: Análise dos estudantes internacionais em Galiza. 2015. 311f. Tese (Doutorado em Direção e Planejamento do Turismo) – Universidade da Coruña, A Coruña.

Sousa, A. A. (2015). Imagen, lealtad y promoción turística. Análisis con ecuaciones estructurales. PASOS Revista de turismo y patrimonio cultural, 13(3), 629-648.

Trigueiro, C. M. (1999). Marketing & turismo: como planejar e administrar o marketing turístico para uma localidade. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Valdivieso Taborga, C. E. (2013). Comparación de los modelos formativo, reflexivo y de antecedentes de evaluación estudiantil del servicio de docencia. Revista de Métodos Cuantitativos para la Economía y la Empresa, 16, 95-120.

Veasna, S., Wu, W. Y. & Huang, C. H. (2013). The impact of destination source credibility on destination satisfaction: The mediating effects of destination attachment and destination image. Tourism Management, 36, 511-526.

Wan, L. C. & Poon, P. (2014). Tourist views on green brands: The role of face concern, Annals of Tourism Research, Article in press.

Walmsley, D. J. & Young, M. (1998). Evaluative images and tourism: The use of personal constructs to describe the structure of destination Images. Journal of Travel, 36, 65-69.

Woosnam, K. M. (2013). Modifying the IOS scale among tourists. Annals of Tourism Research, 42, 431-434.

Yuksel, A., Yuksel, F. & Bilim, Y. (2010). Destination attachment: Effects on customer satisfaction and cognitive, affective and conative loyalty. Tourism Management, 31(2), 274-284.

Zhang, H. et al. (2014). Destination image and tourist loyalty: A meta-analysis, Tourism Management, 40, 213-223.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Renner Rodrigues Soares, J., Barreto Lopes, A., Macedo Castro Gabriel, L. P., & Carvalho, C. E. (2023). Medindo a imagem afetiva segundo duas escalas diferentes. Comparação entre a escala tipo Likert ou de diferencial semântico . Tourism and Hospitality International Journal, 7(2), 38–62. https://doi.org/10.57883/thij7(2)2016.30335