O vinho como promotor do desenvolvimento turístico. Análise da competitividade do enoturismo na rota dos vinhos Rias Baixas

Autores

  • Jakson Renner Rodrigues Soares Universidade da Coruña, España
  • Larissa Paola Macedo Castro Gabriel Universidade da Coruña, España

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij6(2)2016.30343

Palavras-chave:

Vantagem competitiva, Enoturismo, Stakeholders turísticos, Estratégia, Rota de vinhos

Resumo

O turista, cada vez mais informado, exigente e difícil de fidelizar, busca realizar diferentes atividades durante o seu tempo livre. Por outro lado, um dos segmentos turísticos que tem ganhado destaque por oferecer experiências diversificadas é o enoturismo. Galiza é uma das grandes regiões produtoras de vinho em Europa e que possui algumas das denominações de origem mais antigas de toda a península ibérica. Por fim, pela terceira vez consecutiva, a Rota dos Vinhos Rias Baixas-Galiza viu incrementado o seu número de visitantes com relação ao ano anterior. Desta forma, este artigo analisou essa rota sob a ótica do Sistema Interfuncional Integrado da Competitividade, que, baseado no diamante de Porter, trabalha as vantagens competitivas de um destino turístico. Realizou-se um estudo com método descritivo a cerca da realidade competitiva desse destino enoturístico. Nesta análise considera-se o setor turístico como um conglomerado de propriedades, como podem ser os fatores de produção, a natureza da demanda, a presença de setores correlatos, a estratégia, estrutura e rivalidade das empresas, neste caso, também destinos competidores. Encontramos que a RVRB possui vantagens frente aos seus competidores por adotar estratégias de desenvolvimento acertadas que envolvem todos os atributos determinantes para a competividade turística. O artigo está estruturado em 5 seções: a) Introdução; b) Estado da arte sobre o enoturismo; c) Revisão da teoria da competitividade; d) Apresentação e aplicação do SIIC no destino; e, e) Considerações finais. Pretende-se com o estudo prover este segmento estratégico de mais uma ferramenta que permita aos destinos melhorarem sua competitividade.

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Publicado

2016-04-27

Como Citar

Renner Rodrigues Soares, J., & Macedo Castro Gabriel, L. P. (2016). O vinho como promotor do desenvolvimento turístico. Análise da competitividade do enoturismo na rota dos vinhos Rias Baixas. Tourism and Hospitality International Journal, 6(2), 201–217. https://doi.org/10.57883/thij6(2)2016.30343