Regiões de turismo de Portugal Continental e seu posicionamento na rede social Facebook
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij8(2)2017.30378Palavras-chave:
Facebook, Regiões de turismo de Portugal Continental, Interação, Marketing turístico, Comunicação DigitalResumo
O impacto das novas tecnologias, principalmente a utilização da internet como forma de interação nas redes sociais nas atividades de marketing, permite delinear estratégicas e formas de comunicação apelativas e originais no setor de turismo. Tornando-se crucial para que, o mesmo, sobreviva nesta era cada vez mais globalizada e diferencie os seus produtos e serviços, de forma a motivar os utilizadores da rede social e proporcionar aos mesmos, o desejo e a necessidade de interagir ou, ainda, a motivação para experienciar o que cada região de turismo lhe pode oferecer. Esta investigação tem como principais objetivos identificar e comparar as diferenças de interação entre as páginas das regiões de Turismo de Portugal Continental, com o intuito de perceber quais dessas regiões mais se beneficiam de sua presença nas redes sociais (no caso o Facebook), como ferramenta de marketing estratégica, na procura por obter maior notoriedade e estímulo ao envolvimento com os consumidores. Com esse intuito, desenvolveu-se uma análise bibliográfica sobre temas como web 2.0, marketing turístico, redes sociais, envolvimento do consumidor. Posteriormente, uma análise de conteúdo e desempenho dessas páginas de regiões de Turismo de Portugal Continental no Facebook, utilizando-se de métricas digitais, entre março e maio de 2015, para comparação e apuramento de resultados. Verificou-se que, a quantidade de informação disponibilizada pela página não tem uma relação direta com o envolvimento com o consumidor e que existem muitas diferenças entre o envolvimento dos utilizadores com cada destino estudado.
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