Moto Turismo, uma cultura de aposta como produto turístico
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij16(2)2021.30907Resumo
O tema deste artigo destina-se a analisar a prática do moto turismo em Portugal, e o seu potencial turístico para as regiões acolhedores. Um entendimento sobre esta prática é necessário para analisar qual o seu potencial para o destino turístico e que estratégia poderá ser utilizada como fonte de atratividade. Como referido por Connel & Page (2008) torna-se relevante estudar está vertente porque a comunidade académica científica tem demonstrado pouco interesse em realizar investigação sobre o turismo de motociclismo e suas relações com o destino turístico. Para atingir os objetivos propostos foi aplicado 477 questionários de norte a sul de Portugal, com diferentes variáveis qualitativas de modo a recolher quais os motivos que mais influenciam a decisão de realizar esta experiência. Os resultados demonstram que este praticante tem diversos motivos associados ao motivo de escolha do destino. Outra conclusão retirada é que existe dois tipos de praticantes, um grupo que prefere participar em convenções motociclistas e outro grupo que prefere realizar unicamente a exploração de rotas. Em conclusão e referindo Leiper (1979) o moto turismo é um fenómeno resultante da interação entre o indivíduo e o local de partida, rotas de tráfego e destino turístico, uma aposta como mercado turístico.
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