Moto Turismo, uma cultura de aposta como produto turístico

Autores

  • Anabela Monteiro Faculdade de Turismo e Hospitalidade, Universidade Europeia
  • Alexandre Rebelo Bernardo Faculdade de Turismo e Hospitalidade, Universidade Europeia
  • Cheila Micaela da Silva Gomes Faculdade de Turismo e Hospitalidade, Universidade Europeia
  • Francisco Paiva Xavier Silva Faculdade de Turismo e Hospitalidade, Universidade Europeia
  • José Diogo Serrano Peneirol Faculdade de Turismo e Hospitalidade, Universidade Europeia
  • Sílvia Isabel Reis Machado Faculdade de Turismo e Hospitalidade, Universidade Europeia

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij16(2)2021.30907

Resumo

O tema deste artigo destina-se a analisar a prática do moto turismo em Portugal, e o seu potencial turístico para as regiões acolhedores. Um entendimento sobre esta prática é necessário para analisar qual o seu potencial para o destino turístico e que estratégia poderá ser utilizada como fonte de atratividade. Como referido por Connel & Page (2008) torna-se relevante estudar está vertente porque a comunidade académica científica tem demonstrado pouco interesse em realizar investigação sobre o turismo de motociclismo e suas relações com o destino turístico. Para atingir os objetivos propostos foi aplicado 477 questionários de norte a sul de Portugal, com diferentes variáveis qualitativas de modo a recolher quais os motivos que mais influenciam a decisão de realizar esta experiência. Os resultados demonstram que este praticante tem diversos motivos associados ao motivo de escolha do destino. Outra conclusão retirada é que existe dois tipos de praticantes, um grupo que prefere participar em convenções motociclistas e outro grupo que prefere realizar unicamente a exploração de rotas. Em conclusão e referindo Leiper (1979) o moto turismo é um fenómeno resultante da interação entre o indivíduo e o local de partida, rotas de tráfego e destino turístico, uma aposta como mercado turístico.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

Monteiro, A., Bernardo, A. ., Gomes, C. ., Silva, F., Peneirol, J., & Machado, S. (2023). Moto Turismo, uma cultura de aposta como produto turístico. Tourism and Hospitality International Journal, 16(2), 59–66. https://doi.org/10.57883/thij16(2)2021.30907