CONCEITO DE UNIDADE NOS NÚMEROS RACIONAIS: ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES DE FORMANDOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14412Abstract
O sentido de número racional envolve a compreensão duma rede complexa de conceitos, representações e significados que o tornam difícil não apenas para alunos mas também para professores. Este artigo visa analisar o conhecimento que 34 formandos da licenciatura em Educação Básica mostram ter perante questões que envolvem números racionais e, particularmente, o conceito de unidade de referência. O foco está nas estratégias e dificuldades dos formandos em duas questões envolvendo o conceito de unidade nos números racionais. Esses formandos realizaram um questionário, com tarefas matemáticas, em dois momentos, no início e no fim da licenciatura em educação básica. Os resultados revelam que os formandos manifestam dificuldades no conceito de unidade de referência em ambos os momentos, apesar de no final da licenciatura a maioria dos formandos ter melhorado o seu desempenho. As suas principais dificuldades estão relacionadas com a não distinção de quantidades relativas e quantidades absolutas, a utilização incorreta de procedimentos ou a falta de compreensão dos significados dos números racionais, nomeadamente, parte-todo e razão. As estratégias que usam relacionam-se com procedimentos analíticos e, no final da licenciatura, com os significados parte-todo, operador e razão do número racional, recorrendo a representações pictóricas, esquemas ou modelos e relacionados com esses procedimentos.
Palavras-chave: Formação inicial de professores, sentido de número racional, conceito de unidade.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.