PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: A APLICABILIDADE DE UM INSTRUMENTO DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS

  • Isabel Piscalho Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Ana Margarida Veiga Simão Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, CICPSI
  • Daniela Ferreira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Diana Felizardo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Micaela Conde Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Palavras-chave: Autorregulação da aprendizagem; Formação inicial de educadores/as e professores/as; Narrativa; Transição escolar.

Resumo

O presente artigo dá conta de uma experiência formativa de três estudantes do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. As estudantes utilizaram a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD) como um instrumento de apoio à prática pedagógica nos estágios em contexto de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico. Através da análise das suas narrativas registadas em diários de bordo, conseguimos apurar as potencialidades deste instrumento na investigação da própria prática, reflexão e formação. As estudantes consideraram esta abordagem formativa importante pois contribuiu para que proporcionassem oportunidades efetivas e essenciais ao desenvolvimento de competências de autorregulação ajustadas às necessidades das crianças dos 5 aos 7 anos, em transição escolar. Sugere-se, assim, que futuras/os educadores/as e professoras/es experimentem ao longo da sua formação inicial o conhecimento teórico e vivencial do constructo da aprendizagem autorregulada para que a promovam intencionalmente no contexto escolar desde cedo com as crianças.

Publicado
2018-12-21