UMA TESE DE MESTRADO, UM TUFÃO E O ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA CRIAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR EM MACAU
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i1.18288Resumo
A investigação baseada na prática requer interdisciplinaridade entre os vários domínios científicos e bi-direcionalidade na comunicação entre sociedade e ciência. A pesquisa com base na ação participativa e no envolvimento das comunidades são atuais paradigmas da investigação.
Macau é uma região urbana densamente povoada. As áreas verdes são escassas, o contacto das crianças e da população em geral com a natureza, com a agricultura e com a produção de alimentos, é praticamente inexistente. O mestrado com tema "A Agricultura Urbana na República Administrativa Especial de Macau. Caso de estudo de um projeto na Escola Portuguesa" integra agricultura urbana, produção de alimentos, educação e consciencialização ambiental. Para conhecer as motivações da comunidade escolar, relativamente a um projeto de agricultura urbana na escola efetuou-se um questionário a 170 estudantes, com idades entre 6 e 15 anos, e a 30 professores. A propósito dos inquéritos, as ideias foram-se instalando. A falta de espaço para a criação da horta foi ultrapassada com a 'ajuda' do tufão Hato, que destruiu muros e proporcionou a reconversão de um espaço desaproveitado. O projeto transformou-se num processo participativo envolvendo a comunidade escolar e os pais, onde crianças do 1º ciclo estão coletivamente a criar e a manter uma horta no espaço escolar.
Conclui-se que os métodos de investigação transdisciplinar, para além de coprodução de conhecimento assente em problemas reais mostram um potencial mobilizador para a transformação da sociedade.
Palavras-chave: agricultura urbana, projeto de horta escolar, participação, Macau-RAEM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.