PROJETO WineWATERFootprint – DETERMINAÇÃO DA PEGADA HÍDRICA NA FILEIRA VITIVINÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i1.18294Palavras-chave:
Água residual de adegas, Análise de Ciclo de Vida, Uso eficiente da águaResumo
As alterações climáticas e a escassez de água daí decorrente têm levantado preocupações junto do setor agrícola, e em particular na fileira vitivinícola, devido ao impacto que esta escassez tem na produtividade e qualidade do vinho. O uso eficiente dos recursos naturais e a subsequente redução dos custos de produção através da adoção de práticas mais sustentáveis é hoje um objetivo dos vitivinicultores.
O projeto WineWATERFootprint pretende avaliar a pegada hídrica na fileira vitivinícola através do desenvolvimento de uma metodologia aplicada a estudos de caso. A determinação da pegada hídrica na vinha e no vinho, bem como a avaliação da sua sustentabilidade, permitirá identificar pontos críticos e ineficácias no processo passíveis de mitigação. Com o conhecimento adquirido pretende-se propor e concretizar medidas de gestão da água que reduzam 10% da pegada hídrica. Este projeto terá ainda como output uma aplicação computacional, user friendly, para o cálculo das pegadas azul, verde e cinzenta, de forma independente, na vinha e na adega. O consórcio deste projeto é constituído por 5 instituições de ensino e investigação e por stakeholders, o que no seu conjunto permite o desenvolvimento de sinergias que potenciem a criação do conhecimento e a inovação desta cadeia de valor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.