INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM COM ABERTURA FÁCIL (RipCap) NA CONSERVAÇÃO E OXIDAÇÃO DE VINHO TINTO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i1.18301Palavras-chave:
bag-in-box, oxidação, rolha cortiça, ripCap, vinhoResumo
O RipCap é uma tampa de garrafa de abertura fácil.
Este estudo consistiu na comparação da oxidação do vinho em diferentes tipos de embalagem (garrafa de 0,25L com RipCap, garrafa de 0,75L com rolha de cortiça, bag-in-box) a diferentes tempos e temperaturas para simular as condições de permanência do vinho no interior do contentor enquanto aguarda a sua descarga. Os ensaios foram efetuados com 24 horas a 35ºC ou 60ºC, simulando um dia dentro do contentor, onde a temperatura atingida é de 35ºC ou 60ºC. As garrafas e os bag-in-box foram analisados ao longo do tempo, no tempo inicial (T0), após três (T3), seis (T6) e nove meses (T9). A oxidação é evidente nos vinhos submetidos a temperaturas elevadas durante 72h, para todos os tipos de embalagem. O teor em O2 diminuiu significativamente ao longo tempo.
Relativamente à análise sensorial, os provadores penalizaram os vinhos que permaneceram mais tempo a temperatura elevada, indicando uma diminuição da qualidade do vinho quando este permanece mais tempo (3 dias) em contentor, com temperaturas elevadas, a aguardar a descarga, quer o vinho esteja em garrafas fechadas com RipCap, rolha de cortiça ou em bag-in-box.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.