MODELOS DE FORMAÇÃO DESPORTIVA PARA CRIANÇAS E JOVENS – UMA ANALISE NO TAEKWONDO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19315Palavras-chave:
Modelos de Formação, Crianças e Jovens, Taekwondo, DesportoResumo
Neste estudo de revisão sistemática da literatura, objetivou-se reunir o conhecimento atual referente aos modelos de formação desportivo para crianças e o estado atual na modalidade de Taekwondo. Recolheu-se das seguintes fontes diferenciadas: bases de dados eletrónicas (web of knowledge, b-on, rcaap), e dissertações de mestrado e doutoramento. As palavras-chave utilizadas para a pesquisas foram, em português: “Modelos de formação desportiva”; “Investigação em modelos de ensino”; “Treino de Jovens Desportistas” realizou-se também pesquisa em inglês, “Sports development for children”; “sport development programs for children. Numa pesquisa mais especifica utilizou-se as palavras chave: “Modelos de formação no Taekwondo”; “Training models in Taekwondo”; Formation models in taekowndo. Resultaram 1 tese de mestrado, 17 artigos científicos e 3 livros. Foi possível concluir que as evidências da investigação apontam para modelos de formação para crianças e jovens com base no desenvolvimento a longo prazo, tendo em conta as etapas de desenvolvimento da criança com base nas faixas etárias de forma a potenciarem as “janelas de oportunidades”, ou seja, período ótimo para o treino de todas as capacidades dos atletas. No caso da Modalidade de Taekwondo, utiliza-se um modelo baseado no acima referido, sendo um projeto da responsabilidade da federação e em conformidade com as diretrizes do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para esta área. Encontramos também a ligação da formação de treinadores ao desenvolvimento do atleta a longo prazo, assim como preconizam os diferentes autores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.