INTERVENÇÃO EM MEIO ESCOLAR: PREVENÇÃO DO CONSUMO DE ÁLCOOL NOS JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19881Palavras-chave:
Adolescentes, Consumo de álcool, Educação para a saúde, Enfermagem, EscolaResumo
Objetivo: Capacitar os jovens para a adoção de comportamentos responsáveis face ao consumo de bebidas alcoólicas. Métodos: Sessões de educação para a saúde, utilizando metodologias ativas, em turma, do 3º Ciclo-9ºano, em agrupamentos da área de influência da Escola, nos anos letivos de 2017/18-2018/19. As sessões centraram-se nos efeitos do álcool no organismo: a nível central, fígado e outros órgãos. Sessões avaliadas por questionário. Resultados: Realizaram-se 11 sessões, abrangendo 209 alunos; 188(98,0%) identificaram pelo menos um efeito nocivo no fígado, sendo que 177(55,5%) referiram cirrose hepática. A opinião sobre a sessão para 115(59,9%) dos alunos situou-se num score entre [20;25]. Conclusão: A valorização da adoção de comportamentos responsáveis face ao consumo de álcool constitui-se como um desafio na capacitação dos jovens para uma tomada de decisão informada, revelando-se uma mais valia na construção de um estilo de vida saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.