CAPACITAR AS AJUDANTES DE AÇÃO DIRETA PARA BEM COMUNICAR COM O IDOSO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24830Keywords:
Ajudantes de Ação Direta, Comunicação, Enfermeiro, FormaçãoAbstract
O projeto desenvolvido teve como objetivo capacitar as Ajudantes de Ação Direta no processo de comunicação com os idosos, através do aumento de conhecimentos das mesmas. Utilizou-se a metodologia do planeamento em saúde. Efetuaram-se entrevistas a informante chave e a Ajudantes de Ação Direta, procedendo-se à análise de conteúdo das mesmas, emergindo o diagnóstico de enfermagem com base no modelo de Betty Neuman: “Ameaça à linha de defesa das Ajudantes de Ação Direta relacionada com stressores intrapessoais: obstáculos à comunicação com o idoso/família”. Recorreu-se à Revisão Sistemática de Literatura, de forma a fundamentar as estratégias de capacitação desenvolvidas.
Da evidência científica emergiu a importância do enfermeiro enquanto formador, na capacitação dos cuidadores formais, bem como a importância do desenvolvimento de programas de formação e realização de reuniões em grupo. Assim, foram desenvolvidas sessões de formação, do que resultou, na sequência de avaliação efetuada, aumento de conhecimentos relativamente à comunicação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.