OFICINAS DE CULINÁRIA: CONTRIBUTO PARA AS PESSOAS COM DOENÇA MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24846Palavras-chave:
autoestima, doença mental, estigma, OficINasResumo
O desenvolvimento de atividades com fins terapêuticos, nomeadamente oficinas, tem-se revelado importante na área da reabilitação psicossocial da pessoa com doença mental.
No âmbito do projeto IN_Cooking desenvolveu-se um estudo, com 24 indivíduos, com acompanhamento num serviço de hospital de dia de psiquiatria, que frequentaram as OficINas de Culinária, durante 6 semanas, em grupos de 6 participantes. Foram aplicadas as escalas de autoestima (RSES), do estigma na doença mental AQ-9 e do Estigma Internalizado em Pessoas com Doença Mental (ISMI) com o objetivo de avaliar e monitorizar o impacto das intervenções implementadas.
As OficINas de Culinária revelaram-se numa estratégia terapêutica com impacto positivo, com melhorias ao nível da autoestima, do estigma da doença mental e da auto-estigmatização nos participantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.