SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16136Palavras-chave:
enfermeiros, ensino clínico, estudantes, mapa conceptual, supervisãoResumo
A supervisão clínica em enfermagem, surge atualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Existem preocupações na adesão aos métodos pedagógicos e processos formativos em ensino clínico. Na formação certificada que tem sido desenvolvida, com enfermeiros de três organizações de saúde da ARSLVT, procurou-se avaliar o processo de supervisão clínica em enfermagem. Como objetivo para este artigo define-se: analisar a conceção da supervisão clínica em enfermagem em 45 enfermeiros, recorrendo à ferramenta pedagógica – mapa concetual.
Da estrutura cognitiva dos enfermeiros emergiram três temas: conceção de supervisão; intervenção em supervisão; avaliação do processo de supervisão. Representou-se as palavras identificadas em mapa conceptual da supervisão clínica em enfermagem. Reconheceu-se esta estratégia como facilitadora do desenvolvimento de competências pelos enfermeiros. Identificou-se a conceção da supervisão clínica dos enfermeiros, relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. A utilização do mapa concetual emerge como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão dos enfermeiros/estudantes.
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