Efeito da cobertura direta em melão com manta térmica
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32510Palavras-chave:
Cucumis melo L., cobertura direta, manta térmica, produtividadeResumo
A oferta de melão junto dos consumidores em Portugal decorre ao longo de todo o ano. No entanto, a produção nacional decorre, em geral, de inícios de junho a inícios de setembro. A utilização da cobertura direta com manta térmica nesta cultura, poderá permitir um desenvolvimento vegetativo mais rápido, no início do ciclo cultural; a antecipação do período de colheita; o aumento da produtividade. No final de março de 2023 instalou-se um ensaio, em parcelas totalmente aleatórias, no campus experimental da Qta. Do Galinheiro, Santarém. Com este ensaio pretendeu-se avaliar o efeito da cobertura direta com manta térmica na cultivar de melão “Pias”. Foram quantificados o Índice de Área Foliar (IAF) através de um ceptometro; o número de frutos por planta, o peso médio de frutos e a produtividade comercial. A cobertura direta com manta térmica permitiu incrementar o IAF. Aos 43 Dias Após Plantação (DAP) o tratamento com manta térmica (CMT) apresentou o valor de 2,3m2/m2, enquanto no tratamento sem manta térmica (SMT) foi de 1,6. As diferenças não foram, contudo, estatisticamente significativas. O número médio de frutos por planta foi significativamente superior (p<0,05) no tratamento CMT (3,2 frutos/Plt.) ao tratamento SMT (2,5 frutos/Plt.). O peso médio dos frutos foi superior no CMT (1,993 kg/fruto) e inferior no SMT (1,824 kg/fruto) embora a diferença não tenha sido significativa (p>0,05). A produtividade comercial foi mais elevada no CMT (26 154 kg/ha) em relação ao tratamento SMT (18 877kg/ha).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Artur José Guerra Amaral, Ana Carolina Marques, João Bernardo, Maria João Jorge, Samuel Sequeira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.