Efeito da densidade de sementeira nos componentes de rendimento do tremoço branco (Lupinus albus L.)

Autores

  • Artur José Guerra Amaral Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária de Santarém
  • Ivo Franco Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14368

Resumo

O tremoço branco (Lupinus albus L.) é utilizado na alimentação animal e humana. Com este trabalho pretendeu-se avaliar o efeito de duas densidades de sementeira (20 e 40 sementes/m2, respectivamente) na produtividade e nos componentes do rendimento de um ecótipo de tremoço branco. O campo experimental foi instalado na Quinta do Galinheiro (ESAS) Santarém, de acordo com um delineamento experimental em parcelas totalmente aleatórias, com 4 repetições. Foram efetuadas observações bissemanais do desenvolvimento e crescimento através da amostragem aleatória de 8 plantas em cada um dos tratamentos (número de folhas, ramificações e vagens por planta; número médio de grãos por vagem e por planta; peso seco de cada componente e o total da planta; peso de 1000 grãos e teor de proteína do grão).

Observaram-se perdas importantes de plantas entre a sementeira e a emergência. O maior crescimento e produtividade individual das plantas na menor densidade, relativamente à maior, justificaram os valores muito aproximados verificados entre os dois tratamentos quando são consideradas as variáveis por unidade de área. Os teores de proteína e calibre do grão foram também idênticos nos dois tratamentos. Confirma-se assim a elevada capacidade da planta em se adaptar a diferentes densidades.

Biografia Autor

Artur José Guerra Amaral, Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária de Santarém

Escola Superior Agrária de SantarémDepartamento de Ciências Agrárias e Ambiente

Downloads

Publicado

2015-11-23

Como Citar

Amaral, A. J. G., & Franco, I. (2015). Efeito da densidade de sementeira nos componentes de rendimento do tremoço branco (Lupinus albus L.). Revista Da UI_IPSantarém, 3(4), 100–110. https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14368

Edição

Secção

Artigos