RELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS DE CICLO GESTUAL E DESEMPENHO EM NADADORES MASTER DE DIFERENTES ESCALÕES ETÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14430Abstract
O desempenho na natação entra em declínio com o aumento da idade em ambos os géneros e diferentes distâncias de nado. Contudo, os estudos com esta população (maiores de 25 anos de idade) são escassos. O objetivo do presente estudo foi aferir a relação entre desempenho, parâmetros do ciclo gestual e a idade em nadadores master. 22 nadadores masculinos participaram no estudo divididos em dois grupos no mesmo número (30-39 e 40-49 anos). Em piscina de 25 m, cada nadador completou 50 m máximos com partida dentro de água em nado crol. Registo cronométrico nos 50, 25 e 15 m (T50, T25, T15) e parâmetros do ciclo gestual foram registados. Não se verificaram diferenças significativas entre grupo de nadadores mais novos e mais velhos no desempenho, distância de ciclo e frequência gestual, embora fosse verificada uma tendência de adaptação dos parâmetros de ciclo gestual para obtenção de melhor desempenho. Apenas a frequência gestual se revelou correlacionada com o T25 e T50 no grupo 40-49 anos de idade (respetivamente, r=0.64 e r=0.73, p<0.05). É importante os treinadores e nadadores master assumirem a importância dos parâmetros do ciclo gestual no processo de treino, fator condicionante do sucesso na natação.
Palavras-chave: Natação, Master, Desempenho, Parâmetros do Ciclo Gestual.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.