A ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS POR ALUNOS DO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14404Resumo
O presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
Palavras-chave: Sequências pictóricas; generalização; pensamento algébrico.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.