ANÁLISE QUANTITATIVA DA TÉCNICA DE CROL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19318Palavras-chave:
Análise Quantitativa, Natação, Técnica de CrolResumo
Um dos objetivos prioritários da Biomecânica do Desporto é o de caracterizar um determinado padrão motor e intervir no sentido de incrementar a eficiência motora. Esse incremento da eficiência do gesto tem como finalidade última permitir que o seu executante aceda a níveis superiores de rendimento desportivo. A análise da variação da velocidade dentro de um ciclo completo de nado contribui para o deslocamento do nadador e apresenta um conjunto de informações sobre as diferentes fases do ciclo. Com este trabalho pretendíamos ir além da análise subjetiva e realizar a análise quantitativa. Esta análise foi realizada em duas dimensões (2D), no plano perpendicular ao movimento. Foram analisados três nadadores, sendo a análise realizada no SkillSpector. Chegámos à conclusão que existem algumas diferenças no nado com e sem respiração, sendo este último mais benéfico tendo em conta a posição do tronco e a velocidade da braçada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.