Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970Palavras-chave:
Inclusão, Necessidades Específica, Pandemia, Recursos Educativos DigitaisResumo
No atual contexto de aulas presenciais, tornou-se necessário encontrar novas formas de aprendizagem para os alunos de forma a conseguirem adquirir aprendizagens significativas. Utilizámos o trabalho colaborativo, em grupo, e o recurso a RED de forma a conseguir as interações que permitissem desenvolver estratégias de aprendizagem a alunos com NE e que promovessem, ao mesmo tempo, a sua inclusão nas turmas onde estavam integrados.
Este trabalho apresenta um projeto que utilizou um grupo de alunos com NE, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foi desenvolvida e apresentada uma história a partir do RED Calaméo com o objetivo de potenciar a inclusão destes alunos com os seus pares.
Complementarmente, pretendeu-se perceber se os alunos com NE se sentiam mais motivados, mais integrados em contexto de sala de aula e mais bem aceites pelos seus pares.
Como resultados, podemos verificar que o grupo de alunos desenvolveu capacidades de linguagem, de expressividade, bem como de interação, que até ao momento não tinham. A autoestima e motivação dos mesmos foi evidenciada pelas professoras das turmas como relevantes após a apresentação da história. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos nomeadamente, através do trabalho colaborativo e da exploração de RED, como veículos potenciadores da integração dos alunos e melhoria da sua autoestima.
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