Inclusão financeira e a inovação de serviços das instituições financeiras com recurso à telefonia móvel em moçambique. O caso de M-pesa
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.35988Palavras-chave:
Inclusão financeira; inovação financeira; telefonia móvel; M-PesaResumo
Um sistema financeiro inclusivo ajuda os serviços financeiros a chegar aos segmentos não bancarizados da sociedade, impulsionando e promovendo a expansão dos serviços financeiros em várias áreas, diminuindo deste modo a exclusão financeira que inclui quatro áreas vitais: a poupança, crédito bancário, volume de transação e de seguros (Yetman, 2015). O presente artigo tem como objetivo conhecer o papel da inovação dos serviços financeiros com recurso à telefonia móvel e a sua relação com a inclusão financeira em Moçambique, e seguiu-se a metodologia usada por Dub e Kubzansky (2012). Para a análise de dados recorreu-se a uma abordagem mista, onde procurou-se analisar os indicadores da inclusão financeira (o número de instituições financeiras, de balcões, de ATM´s (automated teller machine), de POS´s (point- of-sale), de agentes de IME em Moçambique). Por outro procurou-se analisar vários aspetos de índole legal, do quadro macroeconómico e político e estabelece uma ponte com a inclusão financeira. Os dados usados foram colhidos junto ao banco de Moçambique, ao instituto nacional de estatística e também a associação moçambicana de bancos e contou com informação dos relatórios de M-Pesa. Pela dimensão usada, os dados sugerem que o M-Pesa contribui significativamente para a inclusão financeira em Moçambique. Nota-se uma assimetria em termos da disponibilidade dos serviços financeiros quando considerado apenas a bancarização tradicional da economia, porém a situação muda significativamente quando incluídos os serviços financeiros móveis, havendo abrangência até ao nível dos distritos, permitindo que a população tenha de forma eficiente e eficaz aos serviços básicos, tais como pagamentos de serviços de saúde, educação, energia, agrícolas, entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Osório Carlos Chongo, Rogério Fernandes Romão, Domício Moisés Guambe
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.