Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas

Autores

  • Camila José Galindo
  • Edson do Carmo Inforsato Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.361

Palavras-chave:

Formação continuada, Professores, Necessidades formativas.

Resumo

A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores.

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Publicado

2008-07-06

Como Citar

Galindo, C. J., & Inforsato, E. do C. (2008). Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municípios paulistas. Revista Interacções, 4(9). https://doi.org/10.25755/int.361

Edição

Secção

Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.