Escola, comunidade e território: dinâmicas educativas locais na integração de populações imigrantes na área metropolitana de Lisboa

Autores

  • Maria João Barroso Hortas Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL
  • Célia Martins Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL
  • Alfredo Dias Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3920

Palavras-chave:

Imigrante, Diversidade, Integração, Local, Educação não formal.

Resumo

No presente artigo pretende-se refletir sobre o contributo da educação para a integração local de populações imigrantes. Esta reflexão assenta no pressuposto que a abertura da escola à comunidade local, através do estabelecimento de parcerias com as instituições e organizações que no território atuam na área da educação, potencia importantes mais valias nos percursos de integração de populações de origem imigrante. A partir da análise de projetos de inclusão social, implementados em dois contextos territoriais distintos da Área Metropolitana de Lisboa, são identificadas as potencialidades decorrentes da articulação de práticas de educação formal e não formal, assim como os desafios colocados à escola perante a emergência da sua abertura aos contextos locais onde se insere.

Downloads

Publicado

2014-05-22

Como Citar

Hortas, M. J. B., Martins, C., & Dias, A. (2014). Escola, comunidade e território: dinâmicas educativas locais na integração de populações imigrantes na área metropolitana de Lisboa. Revista Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3920