Escola, comunidade e território: dinâmicas educativas locais na integração de populações imigrantes na área metropolitana de Lisboa

Authors

  • Maria João Barroso Hortas Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL
  • Célia Martins Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL
  • Alfredo Dias Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3920

Keywords:

Imigrante, Diversidade, Integração, Local, Educação não formal.

Abstract

No presente artigo pretende-se refletir sobre o contributo da educação para a integração local de populações imigrantes. Esta reflexão assenta no pressuposto que a abertura da escola à comunidade local, através do estabelecimento de parcerias com as instituições e organizações que no território atuam na área da educação, potencia importantes mais valias nos percursos de integração de populações de origem imigrante. A partir da análise de projetos de inclusão social, implementados em dois contextos territoriais distintos da Área Metropolitana de Lisboa, são identificadas as potencialidades decorrentes da articulação de práticas de educação formal e não formal, assim como os desafios colocados à escola perante a emergência da sua abertura aos contextos locais onde se insere.

Published

2014-05-22

How to Cite

Hortas, M. J. B., Martins, C., & Dias, A. (2014). Escola, comunidade e território: dinâmicas educativas locais na integração de populações imigrantes na área metropolitana de Lisboa. Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3920

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences