A situação do bullying nas escolas portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.400Keywords:
Bullying, Contexto escolar.Abstract
O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual.Downloads
Published
2009-11-06
How to Cite
Carvalhosa, S. F., Moleiro, C., & Sales, C. (2009). A situação do bullying nas escolas portuguesas. Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.400
Issue
Section
Number 13 - Bullying behaviors in school context: Interdisciplinary dialogues
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.