A situação do bullying nas escolas portuguesas

Autores

  • Susana Fonseca Carvalhosa Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; CIS (Centro de Investigação e Intervenção Social)
  • Carla Moleiro Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; CIS (Centro de Investigação e Intervenção Social)
  • Célia Sales Universidade Autónoma de Lisboa; CIP (Centro de Investigação em Psicologia)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.400

Palavras-chave:

Bullying, Contexto escolar.

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual.

Downloads

Publicado

2009-11-06

Como Citar

Carvalhosa, S. F., Moleiro, C., & Sales, C. (2009). A situação do bullying nas escolas portuguesas. Revista Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.400

Edição

Secção

Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.