Os SMS em alunos do 2º e do 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais? Um estudo de caso

Autores

  • Madalena Teixeira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Universidade de Lisboa – CEAUL
  • Rosária Correia Agrupamento de Escolas de Porto de Mós; Instituto Politécnico de Santarém – ESE/PNEP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.438

Palavras-chave:

SMS, Léxico, Necessidade social e funcional, Escrita logográfica, Normativos legais.

Resumo

O artigo que se apresenta tem por objectivo analisar sms de alunos que frequentam os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, procurando averiguar em que medida os seus registos escritos se distanciam, em termos lexicais e ortográficos, dos registos normativizados por dicionários e gramáticas. Para identificar essas alterações, irá adoptar-se uma metodologia de tipo etnográfico, tendo por base um estudo de caso, em que se efectuará uma comparação entre os sms escritos por alunos de ambos os ciclos de ensino. A análise terá o seu foco no tipo de vocabulário utilizado por um aluno do 2º ciclo e por um aluno do 3º ciclo e tentar-se-á mostrar que há tendência de aproximação entre a oralidade e a escrita e que a utilização da escrita logográfica é uma realidade escolar. Sublinha-se, também, o facto de não se considerar este contexto de escrita uma ameaça para as “gramáticas oficiais”.

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Publicado

2010-11-07

Como Citar

Teixeira, M., & Correia, R. (2010). Os SMS em alunos do 2º e do 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais? Um estudo de caso. Revista Interacções, 6(16). https://doi.org/10.25755/int.438

Edição

Secção

Número 16 - Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (I)