Os SMS em alunos do 2º e do 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais? Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.438Keywords:
SMS, Léxico, Necessidade social e funcional, Escrita logográfica, Normativos legais.Abstract
O artigo que se apresenta tem por objectivo analisar sms de alunos que frequentam os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, procurando averiguar em que medida os seus registos escritos se distanciam, em termos lexicais e ortográficos, dos registos normativizados por dicionários e gramáticas. Para identificar essas alterações, irá adoptar-se uma metodologia de tipo etnográfico, tendo por base um estudo de caso, em que se efectuará uma comparação entre os sms escritos por alunos de ambos os ciclos de ensino. A análise terá o seu foco no tipo de vocabulário utilizado por um aluno do 2º ciclo e por um aluno do 3º ciclo e tentar-se-á mostrar que há tendência de aproximação entre a oralidade e a escrita e que a utilização da escrita logográfica é uma realidade escolar. Sublinha-se, também, o facto de não se considerar este contexto de escrita uma ameaça para as “gramáticas oficiais”.Downloads
Published
2010-11-07
How to Cite
Teixeira, M., & Correia, R. (2010). Os SMS em alunos do 2º e do 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais? Um estudo de caso. Interacções, 6(16). https://doi.org/10.25755/int.438
Issue
Section
Number 16 - The school and young people languages: resistance or openness to new possibilities? (I)
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.