A construção de saberes docentes por licenciandos e sua influência na identificação inicial com a profissão

Autores

  • Mariana dos Santos Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino
  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.463

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação inicial, Identificação profissional.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que levaram cada um deles a escolher e se identificar (ou não) com a profissão docente. Tomamos como referenciais de análise os conhecimentos sobre saberes docentes para entender os aspectos relacionados à construção cognitiva e intelectual da profissão e os conhecimentos sobre psicanálise e educação para compreender os aspectos mais subjetivos do processo. Os resultados desta pesquisa mostram que os licenciandos não constroem uma identificação mais permanente com a carreira docente neste momento, mas eles estabelecem algumas marcas em sua atuação, que vão perdurar por toda a sua vida profissional.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Santos, M. dos, & Freitas, D. de. (2011). A construção de saberes docentes por licenciandos e sua influência na identificação inicial com a profissão. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.463

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.