A compreensão da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico português: alguns contributos do PNEP. Um breve apontamento

Autores

  • Pedro Balaus Custódio Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.474

Palavras-chave:

Compreensão da leitura, Ensino da leitura, Ensino Básico Português, Programa Nacional de Ensino do Português.

Resumo

Este artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora.

Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Custódio, P. B. (2011). A compreensão da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico português: alguns contributos do PNEP. Um breve apontamento. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.474

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.