A compreensão da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico português: alguns contributos do PNEP. Um breve apontamento
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.474Keywords:
Compreensão da leitura, Ensino da leitura, Ensino Básico Português, Programa Nacional de Ensino do Português.Abstract
Este artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora.
Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino.Downloads
Published
2011-11-07
How to Cite
Custódio, P. B. (2011). A compreensão da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico português: alguns contributos do PNEP. Um breve apontamento. Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.474
Issue
Section
Number 19 - The teaching of Portuguese Language: epistemological foundations, objectives and contents
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.