Abordagens relevantes para o ensino da escrita – do papel ao digital

Autores

  • Madalena Teixeira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Universidade de Lisboa – CEAUL
  • Cristina Novo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Elisabete Neves Agrupamento de Escolas de Alcanede; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém/PNEP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.481

Palavras-chave:

Escrita, Ensino, Aprendizagem, Processo de escrita, Tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

Em nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitando as três fases de um processo de escrita: planificação, redacção e revisão. Neste contexto consideramos essencial incluir o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como forma de evidenciar o ensino e aprendizagem da escrita, tendo por base o pressuposto de que as mesmas são parte integrante das sociedades actuais e são essenciais para elevar o nível de literacia dos seus cidadãos.

Deste modo, revisitamos o contexto teórico e teórico-prático do uso dos recursos digitais através de autores nacionais e internacionais e da apresentação de uma proposta de actividade de escrita colaborativa com recurso às TIC e em que procuramos salientar a importância deste processo: i) da relação dos alunos com a divulgação do produto / processo do escrito, (ii) da ligação que se estabelece com os referenciais do aluno (aquilo que o aluno já sabe) e (iii) a ligação com a restante comunidade.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Teixeira, M., Novo, C., & Neves, E. (2011). Abordagens relevantes para o ensino da escrita – do papel ao digital. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.481

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.