As multiracionalidades no contexto da organização escolar

Autores

  • Maria João Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3028

Resumo

O estudo das racionalidades nas organizações educativas, em particular na escola, tem como pano de fundo a problemática das decisões na educação e no ensino e a identificação dos interesses, lógicas e objectivos que lhes estão subjacentes. A recusa de uma concepção monista e absoluta de racionalidade
coloca-nos perante a possibilidade de distinguirmos entre várias formas de racionalidade. Este objectivo pressupõe uma abordagem multifocalizada no estudo da escola considerando, em termos analíticos e de modo articulado, os modelos burocrático e anárquico, e arquitectando um aparelho conceptual que se articule com a proposta de estudo das multiracionalidades que incorporam as decisões que revelam diferentes formas de poder.

Palavras-chave
Decisões; Racionalidade burocrática; Multiracionalidades

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Como Citar

Carvalho, M. J. (2011). As multiracionalidades no contexto da organização escolar. Revista Portuguesa De Educação, 24(2), 33–57. https://doi.org/10.21814/rpe.3028

Edição

Secção

Artigos