Bioética: A Ponte Entre a Prática Clínica e o Ensino Médico
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.18541Palavras-chave:
Bioética; Educação Médica; Esgotamento ProfissionalResumo
O autor chama a atenção para a deriva que tem sofrido a arte médica por referência às suas origens vocacionais, procurando dirigir o olhar e o pensamento para aquilo que, de forma explícita ou camuflada,
deliberada ou subliminarmente, parece estar a conduzir ao primado do materialismo e do tecnicismo.
Sob a capa duma Medicina bondosa, por definição, assediando com a ambição e com a arrogância, a corrupção da arte médica, na sua dimensão ética e humanista, está a erodir o ensino e a fidelidade dos novos médicos. Numa tentativa de abranger sob um tema e um conceito todos os factores que merecem uma sinalização no caminho da formação médica recupera o tema da hodegética. O autor, finalmente, concede foros de autonomia ao chamado burnout médico, como causa e consequência duma Medicina que se apresenta fragilizada, vítima do homem em geral e do próprio médico, que consegue ferir fundo a prática clínica e, portanto, o ensino médico. A reflexão apresentada busca inspiração nas metáforas e em pensadores e culturas anteriores ao fenómeno da globalização, cujas doutrinas e linhas de acção social defendem a universalidade do valor da vida humana plena, procurando na sabedoria e na virtude, o caminho
para chegar à felicidade e ao bem-estar final, algo semelhante à eudaimonia, conceito central na ética e na filosofia de Aristóteles. Um Bem onde se entrelaçam a virtude responsável do mestre com a esperança do aprendiz e a solidariedade altruísta do próprio doente.
É neste ambicioso amplexo ético que pretende estabelecer a ponte entre a prática clínica e o ensino médico.
Downloads
Referências
2. Jonas, H. O Princípio Responsabilidade. Lisboa: Contraponto Editora; 2006.
3. Medical Ethics as prescribed by Caraka, Susruta and other ancient Indian physicians. Med Ethics. 1995;3:C1-CIV.
4. Crues RL, Crues SR, Boudreau JD, Snell L e Steinert Y. A schematic representation of the professional identity formation and socialization of medical students and residents: A guide for medical educators. Acad Med. 2015;90:718-25. doi: 10.1097/ACM.0000000000000700.
5. Glazewski M. About usefulness of hodegetic. An attempt to reconstruct and deconstruct an unppreciated category of Herbart’s pedagogics. Kul Wychowanie. 2011; 2:63-74.
6. Sartorius N. Psychiatry and society, 2015. Swiss Arch Neurol Psychiatry Psychotherap. 2016; 167:108-13.
7. Freudenberger HJ. Staff burn-out. J Soc Issues. 1974;30:159-65.
8. Maslach C, Jackson SE. Maslach Burnout Inventory manual. Palo Alto: niversity of California, Consulting Psychologist Press; 1986.
9. Schaufeli WB, Leiter MP, Maslach C. Burnout: 35 years of research and practice. Career Dev Int. 2009;14:204-20.
10. Marôco J, Marôco AL, Leite E, Bastos C, Vazão MJ, Campos J. Burnout em profissionais da saúde portugueses: uma análise a nível nacional. Acta Med Port. 2016;29:24-30.
11. Coetzee N, Maree D, Smit B. The relationship between chronic fatigue sindrome, burnout, job satisfaction, social support and age among academics at a tertiary institution. Int J Occup Med Environ Health. 2019;32:75-85. doi: 10.13075/ijomeh.1896.01274.
12. Gallup (2014). The State of American Schools Report. [accessed Jan 2019] Available from: http://www.gallup.com/services/178709/ state-americaschools-report.aspx.
13. Cooper FB. The literature of medical ethics: a review of the writings of Hans Jonas. J Med Ethics. 1976;2:39-43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.