Bloqueio Contínuo do Plano do Eretor da Espinha como opção analgésica no trauma torácico: Caso clínico
Analgesia de resgate no Trauma Torácico
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.24070Palavras-chave:
Dor, Analgesia Locorregional, Ultrassonografia, Trauma, Emergência médicaResumo
O bloqueio do plano do músculo eretor da espinha, é uma técnica de abordagem locorregional, guiada por ultrassonografia, utilizada para a analgesia torácica, com grandes benefícios clínicos e hemodinâmicos.
É um bloqueio de simples execução e menos invasivo em comparação com as técnicas de abordagem do neuroeixo, e tem demonstrado um papel importante no controlo da dor no contexto de trauma torácico associado a fratura de costelas.
No presente caso clínico, descrevemos o uso de cateter unilateral no plano do músculo eretor da espinha como técnica analgésica de resgate num doente com fratura de costelas após acidente de viação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Cândida Infante, Ana Luisa Vieira, Francisco Matias, Joana Gonçalves
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.