Editorial

Autores

  • António Augusto Martins

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.3522

Resumo

Caros colegas,

 

A Revista da SPA apresentou um processo de candidatura ao Serviço de Alojamento de Revistas Científicas Institucionais (SARC) do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) em Abril de 2013 e que foi aceite.

Este serviço (SARC) permite oferecer um conjunto de serviços integrados associado ao alojamento de revistas científicas. Esta plataforma disponibiliza um conjunto de serviços que se estendem a todo o processo de submissão de trabalhos originais, revisão e publicação.

O RCAAP (http://projeto.rcaap.pt/) tem por objetivos aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade académica e de investigação científica nacional e facilitar o acesso à informação sobre a produção científica nacional em regime de “open access” bem como integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais neste domínio (sic). Dentro das iniciativas internacionais é salientada a relevância dada à comunidade lusófona.

Neste processo de candidatura a Revista da SPA cumpriu os critérios de elegibilidade necessários. Nomeadamente, ser uma publicação periódica, a sua disponibilização em versão digital, o processo de revisão por pares, a existência de um Conselho Editorial, a longevidade da publicação e o número de artigos publicados nos últimos três anos.

Neste momento, iniciou-se o processo de parametrização básica da Revista e adaptar o que constitui a sua matriz original às normalizações exigidas por esta plataforma.

Este pode ser considerado um passo importante na evolução da Revista, por diversas razões:

1. Constitui uma oportunidade de reformulação de aspetos funcionais da Revista e adaptá-la a parâmetros mais atuais e, também, mais exigentes.

2. Expandir a influência e visibilidade da publicação a públicos mais vastos, dentro e fora da comunidade lusófona.

3. A sua parametrização, segundo normas internacionais, facilita o acesso aos conteúdos e reforça-se, desta forma, o ponto anterior.

4. A publicação ao ficar mais acessível pode ser fator de motivação para um maior número de colegas a submeterem os seus trabalhos.

 

O processo que se avizinha promete ser trabalhoso. Irá exigir algum esforço de adaptação a novas regras, mas a sistematização que a plataforma prevê promete tornar o trabalho dos autores e revisores mais organizado e, desta forma, com ganhos na eficiência.

A seleção da Revista da SPA para o RCAAP deve constituir motivo de orgulho para todos os anestesiologistas. As últimas palavras são reservadas para felicitar e agradecer a todos os colegas que contribuíram para que este processo tivesse êxito, nomeadamente os autores que contribuíram com o seus trabalhos e os Editores e Conselhos Editoriais anteriores que proporcionaram a continuidade editorial e o histórico indispensável ao sucesso da candidatura.

 

Os meus melhores cumprimentos,

António Augusto Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Martins, A. A. (2014). Editorial. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 22(2), 34. https://doi.org/10.25751/rspa.3522

Edição

Secção

Editorial

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>