Concepções de futuros professores de ciências sobre o modelo de ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.10189Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Ciências, Pensamento Científico.Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma intervenção pedagógica desenvolvida a partir de uma proposta de formação inicial de futuros professores realizada com 10 estudantes do ensino superior em Ciências Biológicas (licenciatura). A proposta foi estruturada em encontros presenciais e atividades on-line com auxílio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Foram realizados três encontros presenciais e quatro atividades através da plataforma. Nesta etapa do curso, a avaliação foi realizada a partir de duas questões: 1) Que ideias ou opinião sobre a ciência e tecnologia você deixou de ter ou mudou depois de realizar o curso? 2) Descreva brevemente, com suas palavras, figuras ou mapas, o seu modelo atual sobre a ciência e tecnologia no ensino. Para verificação das respostas utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a atividade realizada possibilitou aos estudantes alcançar um melhora nas percepções e/ou concepções sobre a Ciência e Tecnologia. Concluímos que a atividade realizada, dada a sua funcionalidade, torna-se construtiva para a formação inicial de professores para o Ensino de Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.