Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba

Autores

  • Romilda Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR-Brasil
  • Célia Souza da Costa Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR-Brasil
  • Edina Dayane de Lara Bueno Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR-Brasil
  • Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10688

Palavras-chave:

Política Educacional, Participação democrática, Plano Municipal de Educação de Curitiba.

Resumo

Este artigo realiza uma reflexão sobre o percurso da elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) de Curitiba construída a partir das recomendações do Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), que determinou como responsabilidade dos estados e municípios elaborarem respectivamente os seus planos de forma democrática, de modo a garantir a participação efetiva da sociedade. Com o objetivo de analisar a participação dos órgãos oficiais e da sociedade civil na elaboração do PME de Curitiba realizamos um levantamento e posterior análise das atas do Fórum Municipal de Educação (FME) do município entre os anos de 2013 e 2015. Documentos estes que revelaram como ocorreu a criação do Plano Municipal de Educação de Curitiba. A opção pela análise documental e de conteúdo sustentada em Triviños (1987) e Bardin (2016), possibilitaram inferir que o processo de construção do PME de Curitiba ocorreu com participação representativa e democrática, ao dar voz às entidades do segmento da educação e do setor da sociedade civil, revelando os anseios, as demandas e os dilemas que a educação precisa enfrentar nestes tempos de ideário neoliberal. 

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Publicado

2017-01-17

Como Citar

Ens, R. T., Costa, C. S. da, Bueno, E. D. de L., & Nagel, J. S. de O. (2017). Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba. Revista Interacções, 12(40). https://doi.org/10.25755/int.10688