Referenciação numa ELI: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.10834Palavras-chave:
Intervenção Precoce na Infância, Equipa Local de Intervenção, Referenciação, Critérios de Elegibilidade.Resumo
O presente estudo enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce (IP), e propõe-se analisar, a partir das referenciações rececionadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Pombal, Ansião e Alvaiázere, as opiniões dos participantes, na perspetiva de aferir a necessidade de melhorar ou ajustar práticas, tendo em conta o contexto do projeto. Pretendemos averiguar em particular a possível necessidade de melhorar algum procedimento no processo de referenciação, nomeadamente junto das principais entidades referenciadoras, permitindo uma melhoria nos critérios e qualidade de referenciação de crianças, bem como de perceber se os pedidos de apoio estão a chegar atempadamente para uma intervenção verdadeiramente precoce.
No presente artigo elaborou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com recurso à análise e tratamento de dados das referenciações de forma a adquirir um conhecimento aprofundado das idades, concelhos, entidades referenciadoras e critérios de elegibilidade das referenciações rececionadas pela equipa. Aplicou-se ainda um questionário, ao total dos 8 sujeitos participantes no estudo, para auscultar as suas opiniões sobre os resultados obtidos.
Os resultados obtidos confirmam a falta de informação da comunidade geral sobre o serviço de IP, a discrepância das referenciações dos concelhos abrangidos pela ELI, acrescentando-se ainda a referenciação tardia das crianças a este serviço. Deste modo parece evidente a necessidade de sensibilização junto das entidades referenciadoras, relativamente aos critérios e identificação de necessidade de referenciação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.