Referenciação numa ELI: estudo de caso

Autores

  • Patrícia Mendes Agrupamento de Escolas de Pombal
  • Sónia Raquel Seixas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10834

Palavras-chave:

Intervenção Precoce na Infância, Equipa Local de Intervenção, Referenciação, Critérios de Elegibilidade.

Resumo

O presente estudo enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce (IP), e propõe-se analisar, a partir das referenciações rececionadas pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Pombal, Ansião e Alvaiázere, as opiniões dos participantes, na perspetiva de aferir a necessidade de melhorar ou ajustar práticas, tendo em conta o contexto do projeto. Pretendemos averiguar em particular a possível necessidade de melhorar algum procedimento no processo de referenciação, nomeadamente junto das principais entidades referenciadoras, permitindo uma melhoria nos critérios e qualidade de referenciação de crianças, bem como de perceber se os pedidos de apoio estão a chegar atempadamente para uma intervenção verdadeiramente precoce.

No presente artigo elaborou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com recurso à análise e tratamento de dados das referenciações de forma a adquirir um conhecimento aprofundado das idades, concelhos, entidades referenciadoras e critérios de elegibilidade das referenciações rececionadas pela equipa. Aplicou-se ainda um questionário, ao total dos 8 sujeitos participantes no estudo, para auscultar as suas opiniões sobre os resultados obtidos.

Os resultados obtidos confirmam a falta de informação da comunidade geral sobre o serviço de IP, a discrepância das referenciações dos concelhos abrangidos pela ELI, acrescentando-se ainda a referenciação tardia das crianças a este serviço. Deste modo parece evidente a necessidade de sensibilização junto das entidades referenciadoras, relativamente aos critérios e identificação de necessidade de referenciação.

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Mendes, P., & Seixas, S. R. (2017). Referenciação numa ELI: estudo de caso. Revista Interacções, 12(41). https://doi.org/10.25755/int.10834