Contributos da intervenção precoce na rede de apoio à criança com cegueira
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.10837Palavras-chave:
Cegueira, Intervenção Precoce, Família, Redes de apoio.Resumo
A criança cega estabelece relações interpessoais, estrutura a personalidade e desenvolve competências a partir de fontes percetivo sensoriais e cinestésicas, olfativas, gustativas, auditivas e táteis. A grave implicação das limitações visuais no desenvolvimento e na aprendizagem exige uma intervenção precoce, centrada na criança e na família, mobilizando serviços e recursos diversificados da comunidade.
A especificidade do trabalho inerente à cegueira e a necessidade de responder positivamente às solicitações da família, constitui uma preocupação para o técnico de Intervenção Precoce (IP), pelo que efetuámos uma investigação qualitativa, com recurso à observação participante, para conhecer a perspetiva dos pais sobre os contributos da IP na sua rede de apoio formal e informal. Para tal, realizámos entrevistas semiestruturadas aos pais e mães de duas crianças com Amaurose Congénita de Leber, e desenhámos ecomapas ilustrativos da sua rede de apoio.
Através da análise de conteúdo realizada, identificámos diferentes modalidades de intervenção e algumas variantes na forma como ambas influem as famílias na identificação e satisfação das suas preocupações e necessidades, na mobilização de fluxos de energia para encontrar recursos, no fortalecimento de relações com os diferentes sistemas que integram o seu espaço social, e ainda, na aceitação e convivência com a deficiência. Preocupações com o futuro, sentimentos de tristeza e insegurança foram comuns, assim como, de esperança e resiliência. A forma como foram perspetivadas as redes de apoio, o tipo de relações estabelecidas e o envolvimento na educação e crescimento dos filhos difere entre pais e mães.Downloads
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