HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.10843Resumo
Este artigo apresenta as histórias pessoais e profissionais de envolvimento e formação musical de seis professoras unidocentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados exibidos nesta publicação foram alcançados por uma investigação pós-doutoral realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, na linha de pesquisa ‘Educação e Artes’. As histórias de envolvimento e formação musical são compreendidas na perspectiva do desenvolvimento profissional contínuo, na qual a formação docente não se restringe ao vivido no ensino superior ou em cursos de formação continuada (Day, 2001; Garcia, 1999; Nóvoa, 1995; Pacheco & Flores, 1999). O método empregado ao seu desenvolvimento foi a Pesquisa Narrativa (Connelly & Cladinin, 1995), sendo que a entrevista narrativa (Muylaert; Sarubbi; Gallo; Rolim Neto & Reis, 2014) foi utilizada à produção dos dados. A investigação contou com a participação voluntária de seis professoras unidocentes das cidades de Santa Maria e de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Constatamos que as docentes tiveram escassas vivências musicais significativas em suas vidas e que lhe proporcionassem acesso a conhecimentos musicais. Daquilo que expuseram, destacam-se as experiências musicais em família e aquelas oportunizadas por meio dos cursos de licenciatura em música. Em decorrência do pouco conhecimento musical, a música não é trabalhada frequentemente pela maioria das docentes nas escolas. Nesse sentido, inferimos que a música é uma área do conhecimento que necessita maior espaço nas ações formativas - inicial e continuada-desses profissionais para que o seu ensino ocorra com qualidade e frequência nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.