HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA

Autores

  • Daniela Dotto Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, SÃO PAULO, BRASIL http://orcid.org/0000-0002-4683-9894
  • Claudia Ribeiro Bellochio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA- RS

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10843

Resumo

Este artigo apresenta as histórias pessoais e profissionais de envolvimento e formação musical de seis professoras unidocentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados exibidos nesta publicação foram alcançados por uma investigação pós-doutoral realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, entre os anos de 2016 e 2017, na linha de pesquisa ‘Educação e Artes’. As histórias de envolvimento e formação musical são compreendidas na perspectiva do desenvolvimento profissional contínuo, na qual a formação docente não se restringe ao vivido no ensino superior ou em cursos de formação continuada (Day, 2001; Garcia, 1999; Nóvoa, 1995; Pacheco & Flores, 1999). O método empregado ao seu desenvolvimento foi a Pesquisa Narrativa (Connelly & Cladinin, 1995), sendo que a entrevista narrativa (Muylaert; Sarubbi; Gallo; Rolim Neto & Reis, 2014) foi utilizada à produção dos dados. A investigação contou com a participação voluntária de seis professoras unidocentes das cidades de Santa Maria e de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Constatamos que as docentes tiveram escassas vivências musicais significativas em suas vidas e que lhe proporcionassem acesso a conhecimentos musicais. Daquilo que expuseram, destacam-se as experiências musicais em família e aquelas oportunizadas por meio dos cursos de licenciatura em música. Em decorrência do pouco conhecimento musical, a música não é trabalhada frequentemente pela maioria das docentes nas escolas. Nesse sentido, inferimos que a música é uma área do conhecimento que necessita maior espaço nas ações formativas - inicial e continuada-desses profissionais para que o seu ensino ocorra com qualidade e frequência nas escolas.

Biografias Autor

Daniela Dotto Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, SÃO PAULO, BRASIL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da UFSCar, Departamento de Metodologia do Ensino. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical (GEPEM): Formação de professores e ensino de música presencial e/ou a distância.

Contato: danieladotto@gmail.com.br

Claudia Ribeiro Bellochio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA- RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Titular da UFSM, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em Educação Musical. É pesquisadora 1D do CNPQ. 

Contato: claudiabellochio@gmail.com.br

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Machado, D. D., & Bellochio, C. R. (2019). HISTÓRIAS DE ENVOLVIMENTO E DE FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS UNIDOCENTES: RESULTADOS DE UMA PESQUISA NARRATIVA. Revista Interacções, 15(51), 66–86. https://doi.org/10.25755/int.10843