Intervenção na formação no ensino superior: a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.11812Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem, Intervenção na Formação, Ensino Superior.Resumo
O presente artigo, a partir de uma incursão pela literatura, visa apresentar o estado da arte da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no Ensino Superior. Nesse sentido, procura apresentar estudos desenvolvidos com a aplicação desta metodologia, mais especificamente ao ensino médico e ao ensino da psicologia. Partimos de uma experiência aplicada à disciplina de Fisiopatologia, do curso de medicina da Universidade Nova de Lisboa, e ao curso de Psicologia da UNIDERP, Brasil. Outros estudos são apresentados, com o intuito de analisar outras investigações que permitam enquadrar as vantagens ou inconvenientes, em implementar o método PBL no ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.