Caracterização dos padrões do consumo do álcool em estudantes da Universidade de Aveiro
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.11816Palavras-chave:
Consumo, Álcool, Estudantes, Binge-drinking, Consequências.Resumo
Verificamos uma atual preocupação internacional relativamente à influência do consumo de álcool na saúde pública, e como estes padrões de consumo se refletem nas diversas fases do desenvolvimento do indivíduo. Em Portugal, o seu consumo excessivo fazer parte integrante do percurso académico, em que os estudos e as aplicações praticas são reduzidas, apesar da sua relevância na saúde pública, percurso académico e repercussões na vida adulta. No presente trabalho pretendemos avaliar e caraterizar os hábitos do consumo de álcool, entender a relação entre o consumo de álcool ao longo do percurso académico e as suas consequências futuras.
Os participantes de ambos os sexos, num total de 395 estudantes, reponderam aos instrumentos de avaliação: ASSIST, e o Questionário de Avaliação das Consequências do Consumo de Bebidas Alcoólicas nos Jovens Adultos.
Alguns dos resultados deste estudo, estão de acordo com a revisão bibliográfica, nomeadamente elevados consumos de álcool em contexto académico, consumos do tipo binge-drinking e quando comparados por género, verifica-se a supremacia dos homens. São necessárias mais investigações que nos permitam trazer uma maior evidência desta problemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.