Caracterização dos padrões do consumo do álcool em estudantes da Universidade de Aveiro

Autores

  • Adriana Costa Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Joana Figueiredo Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Pedro Monteiro Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Sara Costa Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Sílvia Xavier Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.11816

Palavras-chave:

Consumo, Álcool, Estudantes, Binge-drinking, Consequências.

Resumo

Verificamos uma atual preocupação internacional relativamente à influência do consumo de álcool na saúde pública, e como estes padrões de consumo se refletem nas diversas fases do desenvolvimento do indivíduo. Em Portugal, o seu consumo excessivo fazer parte integrante do percurso académico, em que os estudos e as aplicações praticas são reduzidas, apesar da sua relevância na saúde pública, percurso académico e repercussões na vida adulta. No presente trabalho pretendemos avaliar e caraterizar os hábitos do consumo de álcool, entender a relação entre o consumo de álcool ao longo do percurso académico e as suas consequências futuras.

Os participantes de ambos os sexos, num total de 395 estudantes, reponderam aos instrumentos de avaliação: ASSIST, e o Questionário de Avaliação das Consequências do Consumo de Bebidas Alcoólicas nos Jovens Adultos.

Alguns dos resultados deste estudo, estão de acordo com a revisão bibliográfica, nomeadamente elevados consumos de álcool em contexto académico, consumos do tipo binge-drinking e quando comparados por género, verifica-se a supremacia dos homens. São necessárias mais investigações que nos permitam trazer uma  maior evidência desta problemática.

Downloads

Publicado

2017-04-01

Como Citar

Costa, A., Figueiredo, J., Monteiro, P., Costa, S., & Xavier, S. (2017). Caracterização dos padrões do consumo do álcool em estudantes da Universidade de Aveiro. Revista Interacções, 12(42). https://doi.org/10.25755/int.11816