LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA

Autores

  • Israel kujawa IMED
  • Mauro José Organista Lupercio IMED
  • Claudia Helena Paim Furlanett
  • Naiana Dapieve Patias

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.14854

Resumo

Contexto de baixos níveis de aprendizado escolar estão frequentemente associados com situações de indisciplina que podem ser avaliadas a partir do registro no “Livro de Ocorrências”, existente na grande maioria das escolas.  O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as principais ações registradas em relação aos alunos que praticaram atos classificados como indisciplinares, numa escola pública do ensino fundamental de uma cidade, situada na região Sul do Brasil.  Como procedimento metodológico, foram selecionados os três alunos com maior número de registros de ocorrências nas atas e identificadas as providências tomadas para com eles. Conclui-se a partir dessa pesquisa que existem procedimentos que podem ser avaliados como adequados, inadequados e problemáticos, por parte do professor e da escola, evidenciando uma tendência a olhar os atos de indisciplina com foco no indivíduo, sem olhar para as interações e para os contextos.

 

Biografias Autor

Israel kujawa, IMED


Pós-Doutor em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto -(FPCEUP). Possui graduação em Filosofia (UPF-RS, 1992), especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG, 1995), em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Estrangeira(UPF-RS, 2000), mestrado em Educação (UPF-RS, 2007) e doutorado em Psicologia (UFRGS, 2016). Professor do Curso de Psicologia da IMED, desde março de 2007. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da IMED. Desempenhou as Funções de Secretário Municipal da Habitação, do Planejamento, no município de Passo Fundo, RS, Coordenador Pedagógico e Diretor de escola pública estadual. Em 2011 e 2012 foi Coordenador Adjunto, na 7ª Coordenadoria Regional de Educação. Coordenou a capacitação pedagógica de professores em 14 escolas públicas estaduais, na região de Passo Fundo, RS

Mauro José Organista Lupercio, IMED

 

Mestre em Teologia y Estudos Interculturais (CTU, USA) e concluinte do Bacharelado em Psicologia (IMED, Brasil). 

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

kujawa, I., Lupercio, M. J. O., Furlanett, C. H. P., & Patias, N. D. (2019). LIVRO DE OCORRÊNCIAS DA ESCOLA: ESTUDO COM SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA. Revista Interacções, 15(51), 150–168. https://doi.org/10.25755/int.14854