Por uma educação do micro: ensaio sobre experimentações no corpo
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.1529Palavras-chave:
Educação, Modernidade, Filosofias da diferença, AgenciamentosResumo
Problematizar o campo da educação é o propósito deste texto. Nada além disso. Simplesmente, aceitar o desafio de fomentar o pensamento, de compor resistências e criações diante de discursos instaurados como verdadeiros neste tempo atual em que se consolida uma forma de ser, viver e sentir a educação. Uma tentativa de pensar a educação imersa e tramada no cenário desta atualidade é o exercício deste ensaio. Assim, tratamos a educação como um conjunto de processos pelos quais indivíduos se transformam ou são transformados por dispositivos culturais nos quais se situam elementos da arte contemporânea e da filosofia da diferença. Arnaldo Antunes, Eduardo Kac, Orlan, Gilles Deleuze e Félix Guattari são os interlocutores para o exercício proposto. Questionando a episteme moderna de gerenciar a educação, pensamos numa educação menos do macro e mais do micro, includente de cuidados éticos com os outros e cuidados estéticos consigo. Atravessa o texto a conhecida indagação com indignação: O que estamos fazendo de nós mesmos?Downloads
Publicado
2012-12-28
Como Citar
Rodrigues, C. G., & Henning, P. C. (2012). Por uma educação do micro: ensaio sobre experimentações no corpo. Revista Interacções, 8(21). https://doi.org/10.25755/int.1529
Edição
Secção
Número 21 - Ética e educação
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