A contextualização curricular nas disciplinas de expressão no ensino básico

Autores

  • Ana Mouraz Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.1538

Palavras-chave:

Contextualização curricular, Práticas pedagógicas, Representações dos estudantes

Resumo

As culturas epistémicas que vão sendo cada vez mais preponderantes no campo de estudos curriculares tendem a dar relevo ao trabalho essencial do currículo centrado na sua apropriação, capaz de explicitar o que devem saber e em que devem tornar-se os sujeitos para poderem cumprir a sua cidadania. O conceito de contextualização curricular operacionaliza a finalidade referida. O presente texto pretende saber se nas escolas o esforço de contextualização curricular está presente nas práticas pedagógicas dos professores e se tal esforço é entendido pelos estudantes como modos de contribuir para aprendizagens mais significativas e bem sucedidas.

O trabalho empírico realizado usou uma amostra ocasional constituída por 12 professores e alunos de 12 turmas de disciplinas das áreas das Expressões (Educação Visual e Educação Musical) do 3.º ciclo do Ensino Básico. Os professores entendem e praticam a contextualização curricular sobretudo de acordo com os referenciais do aluno, dos seus interesses e do local, pese embora os resultados ficarem sempre aquém do planeado. Já os alunos valorizam as aprendizagens realizadas em relação ao seu futuro, e tendem a privilegiar a dimensão vocacional e utilitária em detrimento de uma formação mais geral.

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Publicado

2012-12-28

Como Citar

Mouraz, A. (2012). A contextualização curricular nas disciplinas de expressão no ensino básico. Revista Interacções, 8(22). https://doi.org/10.25755/int.1538

Edição

Secção

Número 22 - Contextualização curricular: princípios e práticas