O papel do contexto nas tarefas matemáticas

Autores

  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Marisa Quaresma Unidade de Investigação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.1542

Palavras-chave:

Contexto, Matemática, Realidade, Modelação

Resumo

Neste artigo, tendo por base a noção de modelo matemático, analisamos o papel do contexto nas tarefas matemáticas. Entendemos como contexto o universo experiencial associado a cada tarefa, que pode remeter para um campo da vida quotidiana em que o aluno tem maior ou menor experiência pessoal, ou remeter para o universo matemático. Começamos por apresentar diferentes abordagens sobre o papel do contexto nas tarefas matemáticas para, numa segunda parte, analisarmos exemplos de resolução por alunos de tarefas com vários contextos, procurando identificar as suas implicações no processo de aprendizagem. Argumentamos que na aprendizagem da Matemática os alunos precisam de trabalhar em diversos contextos – realísticos, de semi-realidade e matemáticos. Em cada tarefa, a atividade do aluno terá por base não só as suas experiências em contextos da realidade como as suas experiências matemáticas anteriores. Progressivamente ir-se-á libertando da necessidade de contextos da realidade, trabalhando num nível cada vez mais formal, sendo capaz de recorrer a contextos informais sempre que necessário. Deste modo, a própria Matemática constitui um contexto onde os alunos devem saber trabalhar. Além disso, o contexto de trabalho na sala de aula desempenha também um papel fundamental, devendo ser marcado por circunstâncias favoráveis à aprendizagem, de modo a estimular a interação construtiva entre os alunos, decorrente do trabalho do professor mais como orientador das aprendizagens do que como fonte exclusiva do saber e ser rico em materiais e tecnologias, onde os alunos se possam sentir confortáveis em apresentar o seu pensamento e argumentar as suas opiniões.

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Publicado

2012-12-28

Como Citar

Ponte, J. P. da, & Quaresma, M. (2012). O papel do contexto nas tarefas matemáticas. Revista Interacções, 8(22). https://doi.org/10.25755/int.1542

Edição

Secção

Número 22 - Contextualização curricular: princípios e práticas