POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Autores

  • Maria Lourdes Gisi Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR / Brasil
  • Sirley Terezinha Filipak Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR / Brasil
  • Antonio de Souza Junior Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul – SC/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.16153

Resumo

O dossiê temático Políticas Públicas da Educação Básica no Brasil contempla artigos sobre questões que se constituem em foco de debates no contexto acadêmico contemporâneo, tanto no que se refere às influências de documentos oriundos de agências multilaterais nas políticas educacionais, como da problemática da desigualdade social e seus impactos nos processos formativos. O desafio para a formação de professores para a educação básica, para a democratização da gestão e para a efetivação da educação em direitos humanos que avança em termos normativos, mas que ainda não corresponde ao cotidiano da escola, também é foco de análise. E, ainda, a influência do campo econômico na educação no que diz respeito às políticas educacionais e o não atendimento às condições necessárias de aprendizagem, em particular às pessoas com deficiências, são questões que se constituem em temas de reflexão desse dossiê.

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Publicado

2018-12-24

Como Citar

Gisi, M. L., Filipak, S. T., & Junior, A. de S. (2018). POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Revista Interacções, 14(49), 1–6. https://doi.org/10.25755/int.16153